Variedades
Suspense visual e estilizado, “O Brilho do Diamante Secreto” estreia nos cinemas brasileiros pela Pandora Filmes
Selecionado para a competição oficial da Berlinale 2025, filme da dupla Hélène Cattet e Bruno Forzani é uma homenagem ao cinema de espionagem dos anos 60

Distribuído pela Pandora Filmes, O Brilho do Diamante Secreto (Reflection in a Dead Diamond) - um filme que apresenta suspense, ação, sensualidade e um espetáculo visual - estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de julho. Com direção de Hélène Cattet e Bruno Forzani, o longa integrou a competição oficial da 75ª Berlinale, chamando a atenção da crítica internacional por sua estética ousada e narrativa fragmentada, misturando flashbacks e flashforwards.
Ambientado na glamourosa Côte d’Azur, o filme acompanha John D., um espião aposentado de 70 anos que vive em um hotel de luxo, imerso em lembranças, fantasias e alucinações. Quando sua vizinha desaparece misteriosamente, ele é levado a revisitar o passado, enfrentando seus traumas e mergulhando em um universo de paranoia, erotismo e referências visuais ao cinema de espionagem B dos anos 60.
O Brilho do Diamante Secreto é uma verdadeira carta de amor ao gênero Eurospy, popular na Europa durante as décadas de 1960 e 1970, e explora os clichês do cinema de ação da época com uma abordagem contemporânea, marcada por cores saturadas, cortes rápidos e sequências coreografadas com precisão. A trilha sonora, os efeitos sonoros e o uso expressivo de luzes e sombras transformam o filme em uma experiência sensorial.
O elenco traz o veterano ator Fabio Testi no papel do protagonista em sua fase idosa, além de nomes como Yannick Renier, Koen De Bouw, Maria de Medeiros, Thi Mai Nguyen e Céline Camara.
Aclamada por obras como “O Estranho Caso de Angélica” e “Let the Corpses Tan”, a dupla Cattet e Forzani reforça, com este novo trabalho, seu estilo autoral, marcado por narrativas não convencionais e uma estética visual inconfundível.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos