Alagoas
Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

O prazo para o preenchimento da primeira etapa do Censo Escolar 2025 foi prorrogado para o dia 6 de agosto, conforme comunicado preliminar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já vinha se antecipando às mudanças da nova versão do sistema de coleta, com ações formativas e apoio técnico intensificado.
Durante o mês de junho, a Gerência Especial de Informações Estatísticas da Seduc promoveu capacitações presenciais nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), alcançando mais de 450 profissionais, entre técnicos regionais, interlocutores municipais e secretários escolares da Rede Estadual. O objetivo era orientar sobre os novos procedimentos, prazos e funcionalidades do Educacenso, que passou por uma reformulação completa este ano.
“O Censo tem um papel essencial no planejamento da educação. Conseguimos atender todas as regionais com formações presenciais, ouvindo e preparando os profissionais para a nova plataforma, que está mais intuitiva, didática e com campos mais relevantes”, explicou Altair Soares, gerente especial de Informações Estatísticas da Seduc.
Modernização do sistema
O Educacenso 2025 foi totalmente reformulado para aprimorar a eficiência, a segurança e a qualidade das informações declaradas. Entre as melhorias, estão a reorganização dos campos, a exclusão de itens com pouca relevância estatística e a liberação gradativa dos formulários. A nova estratégia busca facilitar o trabalho das escolas e reduzir a margem de erro no preenchimento.
“O sistema está muito mais fácil de ser utilizado. A leitura dos campos está mais clara, o que facilita o trabalho do secretário escolar. Além disso, os formulários estão sendo liberados aos poucos, começando pelos de escola, gestor e turma”, acrescenta Altair.
A partir do dia 4 de julho, estarão disponíveis os questionários de turma e a funcionalidade de remanejamento de alunos. Já em 9 de julho, será possível importar dados diretamente para o sistema em escolas e redes com sistemas próprios de gestão educacional.
Base para políticas públicas
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística sobre a educação básica no Brasil, abrangendo as redes pública e privada, em todas as modalidades de ensino. Nesta primeira etapa, serão coletados dados relativos à matrícula inicial - turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula - tendo como base o dia 28 de maio, última quarta-feira do mês de maio e data referência da contagem.
As informações declaradas impactam diretamente na formulação de políticas públicas e distribuição de recursos para as escolas, bem como na elaboração de indicadores como o Ideb.
Após o encerramento da coleta, no dia 6 de agosto, o sistema será temporariamente fechado para o processamento inicial dos dados. A fase de conferência e retificação está prevista para ser reaberta por 30 dias, logo após a publicação preliminar no Diário Oficial da União.
A Seduc reforça seu compromisso com a qualidade das informações educacionais e mantém o suporte contínuo às escolas durante todo o processo de preenchimento e atualização dos dados no sistema. “A modernização exige cautela, mas traz ganhos reais em estabilidade e eficiência. Estamos prontos para avançar com a nova estrutura”, conclui Altair Lopes.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira