Cidades
Arapiraca debate o SUAS e a Rede Socioassistencial do município durante a 13ª Conferência de Assistência Social

Construir e debater as políticas públicas de Assistência Social para o município arapiraquense, além da essencialidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na vida da população.
Fotos: Clayton Souza – Ascom Arapiraca
Assim foram debatidas as principais temáticas da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (2), no auditório da Faculdade Cesmac do Agreste.
O evento, de iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Arapiraca, foi uma oportunidade estratégica para fortalecer a política de assistência social no município, além de garantir a participação da sociedade na construção das diretrizes do SUAS. A conferência é um espaço essencial para avaliar e aprimorar os serviços oferecidos, identificar demandas locais e alinhar o município às políticas estaduais e nacionais.
De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, esse foi um momento de fazer um balanço, apontar caminhos para o planejamento, para a resistência e confirmação da assistência social enquanto um direito, considerando os aspectos territoriais e socioculturais.
“Esse é uma oportunidade de reunir trabalhadores, usuários, gestores e conselheiros para que a gente possa discutir os rumos das políticas públicas de Assistência Social e novas propostas para que tanto o município de Arapiraca, quanto o Estado de Alagoas e o Governo Federal possam investir de forma mais precisa e coesa, e que venha atender aos interesses da sociedade”, destacou a secretária.
Foram debatidas, ainda, a História do SUAS em Arapiraca, com as expositoras Rainilda Salles, superintendente de Assistência Social, e Elza Teófilo, assistente Social e técnica de Planejamento; e o Diagnóstico da Rede Socioassistencial de Arapiraca, com a expositora Fabrícia Galindo, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, sob mediação de Íris Costa.
A conferência contou também com a palestra do assistente Social Cícero Gonçalves.
Estiveram presentes durante o evento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Valdeci Araújo, a secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Jéssica Karoline Braga de Araújo, e a representante dos trabalhadores do SUAS, Maria Aparecida Barbosa Félix, além de usuários, trabalhadores(as), membros do governo e demais representações da sociedade civil.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira