Alagoas
Operação Mute apreende celulares, drogas e objetos ilícitos em presídios de Alagoas

A oitava fase da Operação Mute resultou na apreensão de diversos materiais ilícitos nas unidades prisionais de Alagoas nesta quarta-feira (2). Durante a ação, policiais penais recolheram 15 aparelhos celulares, 32 carregadores e cabos, fones de ouvido, objetos perfurantes improvisados, anotações suspeitas e entorpecentes escondidos em celas e pavilhões.
Entre as drogas apreendidas, havia aproximadamente 300 gramas de substância semelhante à maconha, outros 300 gramas de “boró” — restos de maconha preparados para consumo — e 140 gramas de cocaína. Segundo a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, o material seria utilizado pelos internos para manter contato externo e abastecer o tráfico dentro dos presídios.
A operação integra uma ofensiva nacional articulada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas que operam de dentro das unidades prisionais.
“O combate à entrada desses materiais ilegais é fundamental para enfraquecer as facções e trazer mais segurança para as ruas”, afirmou o secretário Diogo Teixeira.
Dados do Ministério da Justiça indicam que a circulação de drogas e o uso de celulares nas prisões têm relação direta com o aumento da criminalidade fora dos muros. Desde o início da Operação Mute, mais de 6,2 mil aparelhos telefônicos já foram apreendidos em presídios em todo o país.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Diretor de campus do Ifal é afastado durante apuração de denúncia de assédio sexual
-
3LUTO NA MÚSICA NORDESTINA
Morre Xameguinho, ícone do forró alagoano que levou o ritmo à Europa
-
4MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos