Internacional

Ucrânia confirma que todos os suprimentos de armas dos EUA foram interrompidos, diz mídia

Por Sputinik Brasil 03/07/2025
Ucrânia confirma que todos os suprimentos de armas dos EUA foram interrompidos, diz mídia
Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

A Ucrânia parou de receber suprimentos militares dos EUA, incluindo projéteis e peças de reposição, informou a mídia norte-americana, citando autoridades ucranianas.

De acordo com a revista The Economist, autoridades ucranianas acreditam que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, tenta pressionar a Ucrânia a fazer concessões políticas interrompendo os suprimentos militares ao país. Desde janeiro, Trump não assumiu nenhum novo compromisso em relação ao fornecimento de armas para a Ucrânia, lembrou a publicação.

Na terça-feira (1º), a mídia norte-americana noticiou que o Pentágono suspendeu o fornecimento de certos mísseis de defesa aérea e munições de precisão para a Ucrânia devido a preocupações de que o estoque dos EUA estivesse criticamente baixo. A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, confirmou a interrupção do fornecimento à NBC News, afirmando que a decisão priorizou os interesses dos EUA.

Na quarta-feira (2), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que quanto menos armas fossem fornecidas a Kiev, mais cedo a operação militar especial terminaria.

A Rússia tem afirmado repetidamente que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia dificulta a resolução do conflito militar e torna os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) parte da crise. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para os militares russos.