Variedades

Demanda por petróleo russo pelos países do BRICS excede oferta, afirma vice-ministro de Energia da Rússia

Por Sputinik Brasil 03/07/2025
Demanda por petróleo russo pelos países do BRICS excede oferta, afirma vice-ministro de Energia da Rússia
Foto: © AP Photo / Dmitry Lovetsky

Os países do BRICS estão demonstrando um interesse crescente pelos recursos energéticos russos, incluindo petróleo, gás natural liquefeito (GNL) e carvão, com a demanda por petróleo superando os volumes disponíveis, a maioria dos quais já foi contratada, disse o vice-ministro da Energia da Rússia, Roman Marshavin, à Sputnik.

"Os parceiros do BRICS já estão declarando abertamente seu interesse pelos recursos energéticos russos, mesmo em projetos que estão sob sanções ocidentais. Estamos falando de GNL, petróleo, derivados de petróleo e carvão. Além disso, no caso do petróleo, estamos diante de uma situação em que a demanda excede os volumes disponíveis. Tudo já foi contratado e há poucos volumes novos disponíveis. Não vemos falta de demanda", afirmou Marshavin.

Além do fornecimento de energia, os parceiros do BRICS também estão interessados na experiência russa de comercialização sob sanções, explicou ele, ao destacar que, em 2022, a Rússia conseguiu redirecionar suas exportações e manter seus volumes.

Nesse sentido, a Rússia está pronta para oferecer ajuda na criação de uma infraestrutura econômica conjunta, acrescentou o oficial.

"Se criarmos um sistema que seja invulnerável à influência externa, e tivermos nossos próprios mecanismos de pagamento e logística, então não haverá necessidade de dólares nem de classificações ocidentais", concluiu Marshavin.

A produção de petróleo da Rússia deve atingir 540 milhões de toneladas até 2050, enquanto as exportações de petróleo do país aumentarão para 235 milhões de toneladas, de acordo com a Estratégia Energética da Rússia para 2050.

Além disso, até 2050, o refino de petróleo no país deverá crescer 3%, atingindo 283 milhões de toneladas, em comparação com 275 milhões de toneladas em 2023.