Internacional
Trump endurece políticas contra Cuba através de decreto
Memorando passa a proibir turismo de americanos à ilha

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto na última segunda-feira (30) para endurecer as políticas contra Cuba.
Entre as medidas anunciadas pela Casa Branca estão a proibição total do turismo de americanos ao país, embora viagens educacionais e humanitárias ainda sejam permitidas.
O memorando também visa combater uma rede de empresas ligadas ao exército de Havana, as quais estariam violando as sanções americanas. Para isso, Trump ordenou ao secretário de Estado, Marco Rubio, que identifique todas as entidades envolvidas de forma direta ou indireta nas transações financeiras em benefício das Forças Armadas ou dos serviços de inteligência cubanos.
A iniciativa marca um retrocesso em relação à abertura política promovida pelas gestões de Barack Obama (2009-2017) e Joe Biden (2021-2025) a Cuba.
Para o presidente cubano, Bruno Rodríguez, a decisão constitui "um ato criminoso e uma violação dos direitos humanos de toda uma nação", representando "o principal obstáculo ao nosso desenvolvimento".
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira