Internacional

Cristina Kirchner pede autorização para receber Lula

Ex-presidente argentina está em prisão domiciliar desde junho

Redação ANSA 02/07/2025
Cristina Kirchner pede autorização para receber Lula
Presidente argentina quer receber Lula em seu apartamento

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, de 72 anos, condenada a seis anos de reclusão por corrupção e em prisão domiciliar desde junho, solicitou autorização para receber a visita do mandatário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação foi divulgada pelo jornal "Clarín", que especificou que o pedido foi apresentado por um advogado de Kirchner ao juiz Jorge Gorini, responsável pela execução de sua pena.

Segundo a publicação, a ex-líder argentina quer se reunir com o petista em seu apartamento no número 1111 de San José, em Monserrat, o bairro mais central da capital Buenos Aires.

O presidente brasileiro chegará a Buenos Aires na próxima quinta-feira (3) para participar da cúpula do Mercosul, e o pedido foi necessário no contexto das restrições impostas a pessoas que desejam visitar a ex-presidente.

Na última semana, a defesa de Kirchner já havia apresentado uma lista para as autoridades argentinas com 702 pessoas para visitas, mas o nome de Lula não constava no documento. Agora, a solicitação será analisada pela Justiça.

Condenada a seis anos de prisão por corrupção, Cristina Kirchner está detida em seu apartamento em Buenos Aires, desde 17 de junho, após ter sido autorizada a cumprir domiciliar por ter mais de 70 anos.

No mês passado, o presidente brasileiro ligou para Kirchner logo após a Suprema Corte da Argentina rejeitar o recurso que pedia a anulação de sua sentença.