Alagoas
Programa OxeTech abre 700 vagas para cursos gratuitos de tecnologia em 8 municípios alagoanos

O programa Oxetech, da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), está com 700 vagas abertas para cursos em diversas áreas da tecnologia na modalidade presencial e 100% gratuitas. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho e devem ser feitas pelo do site https://oxetech.al.gov.br/. As aulas começam em 21 de julho.
A oferta é para 11 laboratórios do OxeTech, distribuídos entre municípios do interior e a capital alagoana. As formações integram o Ciclo 3 do programa e oferecem capacitação técnica em algumas das áreas que mais crescem em Alagoas, como programação, informática, design, inteligência artificial e análise de dados. O objetivo é fortalecer a inclusão digital e preparar a população para novas demandas do mercado da tecnologia.
As vagas são divididas entre os polos de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Penedo, Traipu e de Maceió. Na capital, as aulas serão nas unidades do Senai Benedito Bentes e no Centro de Inovação do Jaraguá.
Para o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, lançar mais uma rodada do OxeTech marca um avanço estratégico de Alagoas na formação técnica de jovens, preparando-os para ingressar no setor que mais cresce no estado, o da tecnologia.
“Lançar mais uma rodada do OxeTech é reafirmar o compromisso de Alagoas com o futuro e com a inclusão produtiva. Estamos ampliando o acesso à capacitação técnica de qualidade, de forma gratuita e com certificação. A tecnologia é o setor que mais cresce no estado, e estamos preparando nossa gente para ser protagonista dessa transformação”, destacou o secretário.
As formações disponíveis abrangem desde informática básica até temas mais avançados, como: Lógica de Programação, Linguagens de Marcação, Programação com JavaScript, Python, Python 2, Java, Java para Backend, C++, Excel do Básico ao Intermediário, Análise de Dados, Inteligência Artificial, Redes e Infraestrutura, Fundamentos com HTML e CSS, Desenvolvimento com HTML, CSS e JavaScript, Fundamentos Básicos de Redes, Automação com Google Sheets, React Native, Arduino, Canva e Mídias Sociais, Programação Orientada a Objetos (POO), Webdesigner e Metodologias Ágeis. A carga horária dos cursos varia entre 20h e 40h.
O programa já capacitou mais de 10 mil alunos em mais de 200 cursos realizados desde o ano de 2021, conectando alagoanos ao mercado da tecnologia e com oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Sobre o OxeTech
O OxeTech é uma iniciativa da Secti, que promove a capacitação técnica e profissional dos alagoanos, incentivando o empreendedorismo e atraindo investimentos. O público-alvo inclui estudantes do ensino médio e superior, professores e profissionais interessados em tecnologia, oferecendo um espaço moderno para o desenvolvimento de conhecimento.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira