Alagoas
“A Última Forca e a Resistência Negra” revive história do último enforcamento legal no Brasil

Uma história real, brutal e muitas vezes esquecida ganha vida nos palcos alagoanos com o espetáculo “A Última Forca e a Resistência Negra”. A peça narra a trajetória de Francisco, homem negro escravizado que foi o último condenado à morte por enforcamento no Brasil, em 1876, na cidade de Pilar. A peça é baseada em extensa pesquisa histórica e marca a retomada da tradicional encenação da última pena de morte legal do país, com apresentações em Pilar e Maceió.
A dramaturgia e direção são de Alexandre Gomes, com base no trabalho da historiadora Hilda Maria Couto Monte, que revelou não apenas o processo jurídico que levou Francisco ao patíbulo, mas também a articulação de uma rede de resistência negra, liderada por malês, muçulmanos africanos escravizados que atuaram no interior de Alagoas.
A ação integra a programação da Semana de Arthur Ramos e conta com patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e da Prefeitura de Pilar.
“A cultura também é um instrumento poderoso de reparação histórica. Este espetáculo é um ato de memória, justiça e valorização das vozes que resistiram. A história de Francisco precisa ser contada, lembrada e sentida”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A estreia será no dia 5 de julho, às 19h, no Cine Pilarense, na cidade de Pilar, com entrada gratuita. Já em Maceió, a montagem sobe ao palco do Theatro Homerinho no dia 8 de julho, às 19h30, com ingressos a partir de R$ 30.
O espetáculo tem figurinos assinados por Marcelo Castela e músicas originais de Gi Silva. A iluminação é concebida por Igor Vasconcelos, com operação de luz de Lidiane Amorim. A produção é da Cia Teatral Vixe Maria e o elenco é composto por Igor Vasconcelos, Gi Silva, Van Nascimento, Jany Santos, Julien Costa, Luciano Rodrigues e Ton Farias.
A classificação indicativa é de 14 anos, devido às temáticas sensíveis envolvendo escravidão, racismo e violência histórica.
Para mais informações, entrar em contato para o e-mail [email protected] ou Instagram @aultimaforca.teatro.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
2COMPARECEU EM MASSA
PT realiza eleição interna com forte disputa em Alagoas e mobilização histórica em Palmeira dos Índios
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
5VIOLÊNCIA
Jovem é assassinado no bairro Primavera, em Arapiraca