Esportes

Ginasta e técnica da Itália que viralizaram nas Olimpíadas se separam

Imagens de Mancinelli com Raffaeli rodaram o mundo em 2024

Redação ANSA 01/07/2025
Ginasta e técnica da Itália que viralizaram nas Olimpíadas se separam
Imagens de Mancinelli com Raffaeli rodaram o mundo em 2024 - Foto: ANSA

A técnica Claudia Mancinelli, que viralizou nas redes sociais durante os Jogos Olímpicos de Paris, na França, pelo apoio a ginasta Sofia Raffaeli, medalhista de bronze no megaevento esportivo, não treinará mais a seleção italiana de ginástica rítmica.

Conhecida pela dedicação extrema às suas atletas, Mancinelli rodou o mundo em virtude de um protesto pela nota da jovem ginasta.

O vídeo da treinadora se deslocando até a mesa dos juízes para formalizar um recurso, com cara de poucos amigos, foi visto mais de 20 milhões de vezes.

Além disso, Mancinelli encantou o público pela tranquilidade transmitida para Raffaeli antes das provas e por ter celebrado de forma efusiva os bons resultados da marchigiana.

A saída da comandante foi comunicada pela Federação Italiana de Ginástica e abalou os entusiastas da modalidade. A partir de agora, Mancinelli assumirá a chefia do Centro Territorial de Atividades (CAT) da região do Lazio, enquanto Raffaeli treinará na Academia Internacional de Desio para buscar sua melhor forma para competir na Copa do Mundo de Milão, em julho, e no Mundial do Rio de Janeiro, em agosto.

Apesar da histórica medalha olímpica em Paris, Raffaeli não obteve grandes resultados no Campeonato Europeu em Tallinn, na Estônia, sendo esse o provável motivo da separação entre treinadora e ginasta. A união, contudo, rendeu nove medalhas internacionais, mas a troca de técnica já vinha sendo cogitada, segundo o jornal Gazzetta dello Sport, desde o fim das Olimpíadas.

"Depois de já ter acreditado em mim, me convidando para trabalhar com Sofia por mais de dois anos, a federação me deu a oportunidade de desenvolver novos perfis em Roma. Agradeço à Sofia pela extraordinária e inesquecível aventura que vivemos juntas, um tesouro precioso que sempre guardarei no meu coração", afirmou.

Natural de Chiaravalle, na região das Marcas, Raffaeli entrou para a história da modalidade na Itália por ter sido a primeira ginasta de competição individual de ginástica rítmica a faturar uma medalha olímpica. Além disso, a jovem de 21 anos é a atleta mais condecorada da federação.