Brasil

'Autoridade moral do presidente Lula é indiscutível', diz Itamaraty, em resposta à The Economist

01/07/2025
'Autoridade moral do presidente Lula é indiscutível', diz Itamaraty, em resposta à The Economist
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Nesta terça-feira (1º), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil retrucou à revista The Economist após críticas à atuação internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A publicação havia acusado o Brasil de se afastar das democracias ocidentais e perder relevância global.

"A autoridade moral do presidente Lula é indiscutível", declarou o chanceler Mauro Vieira, em carta enviada à imprensa internacional. O Itamaraty destacou que o Brasil atua com coerência, respeitando o direito internacional, a paz e o multilateralismo, sem fazer "interpretações elásticas do direito de autodefesa".

A resposta também lembrou o papel do Brasil no G20 e no BRICS, e criticou a lógica de priorizar ações militares, em vez do combate à fome e às mudanças climáticas. Segundo o texto, Lula pode não agradar "negacionistas climáticos", mas tem o respeito de humanistas no mundo todo.

Por Sputinik Brasil