Internacional
Putin e Macron conversam sobre Irã-Israel e defendem resolução por meios político-diplomáticos

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente francês, Emmanuel Macron, realizaram uma conversa telefônica nesta terça-feira e discutiram em detalhes a situação no Oriente Médio, após os ataques entre Irã e Israel. Em mensagem do Kremlin enviada pelo Telegram, é mencionada a "responsabilidade especial" da Rússia e da França na manutenção da paz e da segurança, bem como na preservação do regime global de não proliferação nuclear.
"Os líderes defenderam que a resolução da crise em torno do programa nuclear iraniano, assim como a solução de outros conflitos no Oriente Médio, deve ser alcançada exclusivamente por meios político-diplomáticos", ressalta a nota.
O comunicado menciona que, nesse contexto, enfatizou-se "a importância de respeitar o direito legítimo do Irã ao desenvolvimento de energia nuclear com fins pacíficos", e da continuidade do cumprimento das obrigações iranianas no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, incluindo a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira