Cidades
Com mais de R$1,5 milhão investido, Prefeitura de Arapiraca realiza pagamento dos mais de 250 projetos culturais selecionados na Aldir Blanc
Secretaria de Cultura ampliou busca ativa para alcançar mais fazedores de cultura do município

Pela primeira vez, Arapiraca contemplou mais de 250 projetos culturais de diversos segmentos através da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB). A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, já realizou o pagamento de mais de 60% dos projetos selecionados, antes do prazo estipulado pelo Ministério da Cultura.
O alcance maior de fazedores de cultura só foi possível pela busca ativa realizada pela Secretaria. Diversos artistas foram contemplados pela primeira vez, podendo contribuir com a cultura arapiraquense e receber o reconhecimento do seu trabalho. “Atendemos um pedido do prefeito Luciano, de alcançar o máximo de pessoas que fazem a cultura na nossa cidade e que não conseguem acessar os editais. Concluímos essa etapa de muito esforço coletivo e seguimos agora com as execuções dos projetos que levarão para a população as produções artísticas de Arapiraca, com isso fortalecemos nossa identidade culturalenquanto cidade e povo”, destacou a secretária Mônica Nunes.
Ao todo, a PNAB em Arapiraca foi distribuída em seis editais: Ocupação de Espaços Públicos, São João, Todas as Artes, Aquisição de Bens Públicos, Pontos de Cultura, além do Edital Nº01/2025 – voltado para os pareceristas e agentes para busca ativa, sob a coordenação de Marlene Araújo, presidente da comissão de Coordenação da PNAB.
“Esse feito só foi possível com o empenho e dedicação dos nossos servidores, foi uma força tarefa que envolveu diversas secretarias, como Licitação, Procuradoria, Gestão, Contabilidade. Isso demonstra a qualidade e a competência dos servidores públicos municipais.”, destacou o secretário de gestão, Yale Fernandes.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura se tornou política nacional permanente e garante repasses de recursos da União para estados e municípios impulsionarem projetos culturais.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
2PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4NASA
Astronauta da NASA captura da EEI raro fenômeno atmosférico dificilmente visto da Terra (FOTOS, VÍDEO)
-
5DESACATO
Homem embriagado resiste à PM e acaba preso com drogas no bairro Canafístula, em arapiraca