Geral

3º DATA DAY, da ANJ, debate uso de dados em favor da sustentabilidade da indústria de notícias

27/06/2025
3º DATA DAY, da ANJ, debate uso de dados em favor da sustentabilidade da indústria de notícias

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove na terça-feira (1º), das 8h às 18h30, na ESPM TECH, em São Paulo (SP), a 3ª edição do DATA DAY, principal evento de dados aplicados a operações jornalísticas, sobretudo jornais (online e impressos), do país.

A partir do tema “Modelos de negócios com utilização de dados e inteligência artificial”, líderes de diferentes áreas de empresas noticiosas de todo o país terão a oportunidade de conhecer estratégias e tendências globais da indústria de comunicação, mas com um diferencial de grande valor: adaptadas à realidade brasileira.

A programação (aqui) inclui alguns dos principais especialistas do setor e líderes de empresas de comunicação de diferentes regiões do país. As inscrições estão encerradas.

Na parte da manhã, após a abertura do encontro, o jornalista e escritor Pedro Doria, um dos maiores especialistas em digital da imprensa brasileira, vai ministrar, a partir das 9h15, uma palestra exclusiva sobre o uso e os impactos da inteligência artificial no jornalismo. A moderação do painel será feita pelo presidente-executivo da ANJ, o também jornalista Marcelo Rech.

À tarde, no encerramento, outra programação imperdível: Lucio Mesquita, consultor sênior da Innovation Media, vai detalhar as principais tendências em inovação na indústria de mídia neste ano e em 2026.

A palestra de Mesquita, que já liderou projetos de transformação editorial e operacional de empresas de comunicação nas Américas, incluindo o Brasil, Europa, África e Oriente Médio, está calcada nas informações apresentadas pela Innovation Media no fechamento do Congresso Mundial de Jornais 2025, da Associação Mundial de News Publishers (WAN-IFRA), realizado em maio, em Cracóvia, na Polônia.

Entre as palestras de abertura e de encerramento do DATA DAY, a ANJ reservou cinco momentos especiais, quatro deles ilustrados por cases de sucesso de jornais associados, seguidos de conversas conduzidas por executivos líderes em organizações jornalísticas e por pioneiros nas operações digitais no Brasil.

Redação e mercado anunciante


Às 10h20, Wanderson Trindade, coordenador de dados do jornal O Povo (CE), apresenta o case “Agregador de Pesquisas 2024”, na categoria Redação. A jornalista Camila Marques, editora de audiência e digital na Folha de S.Paulo participa do debate, mediado por Jean Mannrich, diretor de produtos digitais e rádio na NSC Comunicação (SC). Na Folha, Camila é responsável pelas estratégias digitais, análises e decisões sobre audiência e distribuição de conteúdo, parcerias digitais/projetos institucionais e por novos produtos.

Na sequência, às 11h50, Renan Moraes Chaves, gestor de marketing e negócios do Roma News (PA), fará uma exposição sobre o case Roma Sustentabilidade – COP 30, na categoria Mercado Anunciante. Participam Larissa Magrisso, consultora e fundadora da Lúcidas, e Erick Bretas, CEO da S/A O Estado de S.Paulo.

Larissa é pioneira em estratégia e criação de conteúdo para marcas em plataformas digitais. Liderou áreas de conteúdo nas agências WMcCann e W3haus e, como jornalista, atuou em algumas das principais redações do país. Bretas tem 30 anos de experiência no setor de mídia e é um dos fundadores da Globoplay. Atuou por 27 anos na Rede Globo, em especial na área de criação de produtos digitais. A moderação será de Rafael Silveira, head de novos negócios de O Povo (CE).

A parte da tarde começa com um espaço dedicado a conversas com o Google. Fabiana Zanni, head de parcerias com notícias da gigante digital no Brasil, falará sobre oportunidades de IA para inovação em negócios jornalísticos, com mediação de Jean Mannrich e Rafael Silveira, respectivamente coordenadores dos Comitês de Mercado Leitor e de Estratégias Digitais da ANJ.

Mercado leitor e estratégias digitais


Em seguida, mais dois cases. O primeiro, às 15h05, é a Ação Meet and Greet – Clube O Globo, na categoria Mercado Leitor, cuja apresentação será conduzida por Ricardo Mendes, head de growth e marketing do jornal O Globo (RJ). Participação de Sergio Maria, fundador e coordenador da Comissão Futuro da Governança na 42engine (SP), com moderação de Jean Mannrich. Maria foi diretor do Google na América Latina, liderou a transformação digital na Globo, esteve à frente da área de inovação da CNN Brasil e tem passagens por Oi e Citibank.

Um pouco antes das 17h, Elaine Silva, gerente-executiva de produto digital da Rede Gazeta (ES), coordena uma exposição sobre o Projeto 2028 – Engajamento é a nossa Estrela do Norte, na categoria Estratégias Digitais. O painel conta com o olhar diferenciado de Flávio Moreira, coordenador de Inovação no InfoMoney, Top Voice no LinkedIn e produtor de conteúdo sobre publishers. Atuou no UOL, Electronic Arts e foi sócio do Torcedores.com. A moderação será feita por Rafael Silveira.

Inovação em todas as áreas


O DATA DAY é organizado por meio dos comitês de Estratégias Digitais e de Mercado Leitor da ANJ. “Trata-se de um grande evento no qual podemos dar visibilidade e provocar os participantes pela busca por novas formas de pensar soluções a respeito de temas que estão transformando a nossa indústria”, afirma Jean Mannrich. “O DATA DAY permite que o mercado se encontre, troque informações e conhecimentos, garantindo acesso privilegiado às novidades dos principais fornecedores da indústria e tantas outras”, enfatiza Rafael Silveira.

“Poucos fenômenos já avançaram tão rapidamente como a inteligência artificial e o uso de dados. Por isso, é fundamental para veículos de jornalismo estarem na linha de frente desses temas. O 3º DATA DAY será também uma grande oportunidade para se conhecer exemplos de como usar dados e IA de forma eficaz nas áreas de mercado, usuários e editorial, entre outras”, diz Marcelo Rech.

O DATA DAY tem o patrocínio master da Google News Initiative (GNI), patrocínio da Chartbeat+Tubular e parceria institucional da ESPM-Jornalismo. Plataforma Oficial: Sympla.

SERVIÇO – 3º DATA DAY
QUANDO: 1º de julho, das 8h às 18h30.
ONDE: Auditório da ESPM TECH, em São Paulo (SP). Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo, SP.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
IMPRENSA: Cadastro até o dia 30/06, 18h, mediante solicitação pelo e-mail [email protected]