Esportes
Inscrição mosaica grega é descoberta na entrada de uma igreja cristã na Turquia (FOTO)

Durante escavação, arqueólogos descobriram na antiga cidade de Olympos, na província de Antalya, no sul da Turquia, um novo piso de mosaico e uma inscrição na entrada da igreja No. 1, lançando luz sobre o rico passado da cidade.
As escavações na cidade antiga, que abriga vestígios helenísticos, romanos e bizantinos têm sido conduzidas durante todo o ano nos últimos quatro anos, continuando um projeto iniciado em 2006, escreve Hurriyet Daily News.
Entre as estruturas desenterradas até hoje estão as Igrejas n. 1 e 3, um complexo monumental de portões, o Palácio do Bispo, uma ponte, entre vários outros.
Recentemente, os arqueólogos revelaram áreas de mosaico no chão da Igreja No. 1, bem como uma inscrição em mosaico na entrada da igreja.
Uma inscrição em mosaico que diz "Somente aqueles no caminho certo podem entrar" foi descoberta na entrada de uma igreja bizantina na antiga Olympos, Antalya.
De acordo com a professora associada Gokcen Kurtulus Oztaskin, diretora de escavação e membro do corpo docente da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Pamukkale, tanto o salão principal e uma sala adjacente na igreja apresentam motivos geométricos e botânicos, juntamente com inscrições, detalha o jornal.
Uma dessas inscrições, localizada em frente à entrada da igreja, diz: "Somente aqueles no caminho certo podem entrar aqui."
"Esta inscrição de mosaico é colocada bem na entrada da igreja, uma mensagem simbólica", disse a professora, acrescentando que mosaicos com os nomes dos padroeiros também foram descobertos.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2AUTOMOBILISMO
Prova sprint caótica da Fórmula 2 atrasa início da classificação da F-1
-
3SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5CONFUSÃO
Ex-proprietária invade casa já vendida e se recusa a sair em Lagoa da Canoa