Internacional
Vai haver paz ou tragédia ainda maior do que presenciamos nos últimos 8 dias, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje, 21, que os ataques ao Irã foram "espetaculares", mas defendeu o fim do conflito no Oriente Médio.
"O Irã, o valentão do Oriente Médio, deve agora fazer a paz. Se não o fizerem, futuros ataques serão muito maiores e muito mais fáceis", disse Trump, em pronunciamento à nação, na noite deste sábado.
Em um rápido discurso, de menos de quatro minutos, o presidente americano voltou a fazer novas ameaças ao Irã caso o conflito com Israel não termine. "Isso não pode continuar. Haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembre-se, há muitos alvos restantes", afirmou.
Mais cedo, Trump anunciou um ataque bem-sucedido nas três principais instalações nucleares no Irã: Fordow, Natanz e Esfahan. "Os ataques foram um sucesso militar espetacular", avaliou, durante o pronunciamento.
De acordo com ele, o alvo de hoje foi o "mais difícil de todos" e, talvez, "o mais letal". "Mas se a paz não vier rapidamente, iremos atrás desses outros alvos com precisão, rapidez e habilidade, a maioria deles pode ser eliminada em questão de minutos", disse Trump.
Ele informou que amanhã, 22, haverá uma coletiva de imprensa no Pentágono (às 9h00, no horário de Brasília), para falar sobre o ocorrido.
O republicano agradeceu e parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e exércitos israelense e americano. Segundo ele, os EUA e Israel trabalharam como uma equipe e "avançaram muito" para acabar com uma "ameaça horrível" a Israel.
"Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe Israel e Deus abençoe a América", concluiu.
Mais lidas
-
1OTAN
EUA continuam engajados com Rússia e Ucrânia 'no mais alto nível', diz enviado à OTAN
-
2DESAPARECIMENTO EM MACEIÓ
Irmãos desaparecidos são encontrados mortos às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió
-
3EUA
Membros da OTAN não aceitarão a Ucrânia na Aliança por medo de guerra com a Rússia, diz professor
-
4
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
5OBITUÁRIO
Morre em Arapiraca a psicóloga Sarah Mariely Campelo Rocha, vítima de AVC