Alagoas

Seduc lança concurso de redação para definir pelotões do Desfile Cívico Estudantil 2025

Henrique Pereira / Ascom Seduc 18/06/2025
Seduc lança concurso de redação para definir pelotões do Desfile Cívico Estudantil 2025


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou os preparativos para o desfile cívico estudantil 2025 em comemoração aos 208 anos de Emancipação Política de Alagoas, com o lançamento do concurso de redação para selecionar os pelotões representantes de cada Gerência Regional de Ensino (GEE) e indicação das respectivas bandas fanfarras. O edital foi publicado na edição dessa terça-feira (17), do Diário Oficial do Estado.

 

O concurso tem o mesmo tema trabalhado no ano letivo nas escolas da rede estadual: “120 anos de Nise da Silveira: um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, em homenagem à médica e psiquiatra alagoana que revolucionou a saúde mental e o tratamento psiquiátrico no Brasil.

 

As redações deverão seguir, obrigatoriamente, o gênero crônica. Os estudantes deverão apresentar os textos com os subtemas sugeridos no edital, a serem escolhidos por cada GEE. Os textos escolhidos serão divulgados até o dia 18 de julho.

 

Poderão participar do concurso de redação estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) regularmente matriculados na rede estadual.

 

Dentre as crônicas produzidas, cada unidade de ensino selecionará e encaminhará à respectiva GEE, que, por sua vez, será a responsável pela escolha da produção que a representará no desfile, juntamente com a fanfarra escolhida.

 

O edital com todas as regras e detalhes sobre o concurso de redações para definição dos pelotões pode ser encontrado na seção de avisos do site oficial da SEDUC, no link  https://educacao.al.gov.br/component/jdownloads/?task=download.send&id=4493&catid=261&m=0&Itemid=101).