Geral

Sebrae/SC leva protagonismo jovem e inovação à Tec Agro com foco na sucessão familiar rural

MB Comunicação 17/06/2025
Sebrae/SC leva protagonismo jovem e inovação à Tec Agro com foco na sucessão familiar rural

O Sebrae através do programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop foi um dos destaques da Tec Agro 2025, realizada na última semana no Parque de Exposições Valmor Ernesto Lunardi (Efapi) em Chapecó. Em meio às mais modernas tecnologias para o agronegócio, o Sebrae/SC promoveu uma programação de palestras voltadas ao futuro das propriedades rurais, com foco especial em um dos maiores desafios do setor: a sucessão familiar no campo.

FORMANDO LÍDERES PARA O AGRO DO FUTURO

A primeira palestra, conduzida pelo consultor do Sebrae/SC, Nedir Paulo Alixandre, trouxe à tona reflexões com o tema Gestão Profissionalizada para Sucessores: Preparando a Nova Geração para Liderar a Propriedade Rural. A fala foi centrada na importância de preparar jovens para assumirem, de forma estruturada, a liderança das empresas rurais.

Nedir destacou desafios recorrentes, como a resistência à mudança por parte das gerações mais antigas, os conflitos internos causados por transições mal planejadas, e a carência de formação técnica e gerencial. “A sucessão deve ser planejada com metas, diagnóstico de competências e diálogo familiar contínuo. É necessário criar ambientes de confiança, integrar o jovem nas decisões e garantir formação técnica e visão estratégica de mercado”, reforçou o consultor.

Entre os passos práticos apontados estiveram: a avaliação da estrutura da propriedade, a definição de metas conjuntas, a participação do jovem em reuniões e visitas técnicas, além da formalização da transição com segurança jurídica. “Sucessão bem-sucedida exige visão de futuro e preparo profissional”, completou.

O PAPEL DAS COOPERATIVAS NA SUCESSÃO

Na sequência, o assessor de desenvolvimento cooperativista da Cooperalfa, Genuir Parizotto, abordou o papel das cooperativas na sucessão familiar. Em sua análise, reforçou que as cooperativas precisam manter valores e missão alinhados com os de seus cooperados, atuando como rede de apoio técnico, social e educacional.

Genuir ressaltou que o cooperativismo se fortalece quando há envolvimento familiar, educação e gestão democrática. “Cada geração traz consigo novos valores e desafios. É preciso reconhecer essas diferenças e atuar com programas voltados ao casal, ao jovem e à mulher, como faz o Encadeamento Produtivo, que oferece dados, formação e liderança para garantir uma sucessão segura e bem estruturada”, afirmou.

Ao destacar que uma em cada sete pessoas no mundo está ligada a alguma cooperativa, Genuir reforçou o papel das instituições como agentes de desenvolvimento econômico e social duradouro.

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM: OS VENCEDORES DA SUCESSÃO

Fechando a programação do Sebrae/SC na Tec Agro, a terceira parte constituiu de uma mesa de conversa com os vencedores do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista 2025, mediada pelo gerente de desenvolvimento rural cooperativo da Aurora Coop, Marcos Lopes. Os convidados foram Andrei Marcos Schutz, da Cooperativa Itaipu, avicultor que reside em Bom Jesus e os sucessores do produtor Roque Eyng — Jair Eyng e o genro Márcio Zimmermann, ambos suinocultores que residem em Itapiranga.

Andrei relatou sua volta à propriedade por necessidade de mão de obra e destacou a importância do apoio familiar e da busca por conhecimento. “Fui incentivado pelo meu pai e hoje trabalho com ele, com envolvimento total nas decisões e planejamento da propriedade”, disse.

Márcio e Jair contarem como a sucessão gradativa e o estímulo à inovação permitiram a continuidade e o crescimento da propriedade familiar. “Com a presença dos jovens, conseguimos investir, inovar e manter a propriedade viva. Se eu não tivesse voltado, talvez ela nem existisse hoje”, relatou Márcio.

Jair complementou: “É a dedicação que gera resultado. Ter bons parceiros, como o Sebrae/SC e a cooperativa, nos estimula a continuar e buscar sempre o melhor”.

SEBRAE E ENCADEAMENTO PRODUTIVO: BASE PARA O AGRO SUSTENTÁVEL

“A participação do Sebrae/SC na Tec Agro reforçou o papel estratégico do Programa Encadeamento Produtivo, que há mais de duas décadas promove a melhoria do desempenho e resultados das empresas rurais, impulsionando propriedades organizadas, produtivas e sustentáveis, garantindo futuro das novas gerações”, realçou a analista de negócios do Sebrae/SC, Diana Piovesan



Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Foto 09 – O Sebrae através do programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop foi um dos destaques da Tec Agro 2025

Foto 10 – Gerente de desenvolvimento rural cooperativo da Aurora Coop, Marcos Lopes

Foto 11 – Convidado Márcio Zimmermann

Foto 12 – Convidado Jair Eyng

Foto 13 – Convidado Andrei Marcos Schutz

Foto 14 – Consultor do SebraeSC, Nedir Paulo Alixandre

Foto 15 – assessor de desenvolvimento cooperativista da Cooperalfa, Genuir Parizotto