Geral

Instituto de Matemática oferta curso de formação continuada para professores

Docentes de matemática da educação básica, das redes públicas ou particulares de ensino, podem se inscrever até o dia 27 de junho

17/06/2025
Instituto de Matemática oferta curso de formação continuada para professores

O grupo de extensão ‘Sem mais nem menos’, vinculado ao Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com inscrições abertas para o curso de formação continuada destinado a professores de Matemática da educação básica. Os profissionais interessados, das redes públicas ou particulares de ensino, devem se inscrever até o dia 27 de junho, neste link.

Esta é a terceira edição do curso e as atividades serão presenciais, com um total de sete encontros formativos, entre os meses de julho e novembro deste ano, no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMa), localizado no IM, Campus A. C. Simões, Maceió.

A formação visa proporcionar novas percepções sobre a existência da matemática no cotidiano, a compreensão de conteúdos curriculares, compartilhar novas metodologias de ensino da disciplina, propiciando uma maior interação entre estudantes e professores da escola básica com os docentes e discentes da Ufal.

Durante os encontros, os professores terão contato com materiais didáticos e alternativos para aulas presenciais ou on-line, sempre na perspectiva de atender às peculiaridades de cada escola e profissional.

Os participantes receberão certificado de até 30 horas.

Mais sobre o grupo

Em 2025, o grupo de extensão ‘Sem mais nem menos’ completa nove anos de existência. O grupo se destaca pela resiliência, inovação e compromisso com o ensino e a pesquisa. Suas ações são direcionadas para promover o ensino de matemática junto a estudantes e professores da Educação Básica.

Além do curso de formação continuada, o grupo atua por meio do projeto de extensão ‘Sem Mais Nem Menos nas Escolas’, uma iniciativa voltada para os estudantes no ambiente escolar, e da produção de materiais e ferramentas pedagógicas desenvolvidas para auxiliar no ensino da disciplina.