Alagoas
Emater amplia atendimento para Crédito Fundiário para sete unidades regionais

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), está com o atendimento ampliado em Alagoas. Produtores rurais interessados em adquirir propriedades rurais com condições especiais de financiamento agora podem procurar uma das sete regionais do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) para buscar orientação.
Antes, o serviço era oferecido exclusivamente na sede da Emater, em Maceió. Com a mudança, o atendimento foi descentralizado para as regionais de Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Penedo, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, além da capital.
FACILIDADE E ACESSO DEMOCRÁTICO
Essa expansão visa aproximar o serviço dos agricultores, eliminando a necessidade de longos deslocamentos. "Capacitar os técnicos é democratizar a informação e facilitar o acesso do agricultor aos serviços. O Crédito Rural é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar com a terra, com juros baixos e condições de pagamento especiais", destaca Kil Freitas, diretor-presidente da Emater.
Além do PNCF, as regionais da Emater já oferecem assistência técnica para outros programas importantes, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Fomento Rural.
QUEM PODE SER BENEFICIADO PELO PNCF?
O PNCF é destinado a:
- Trabalhadores rurais com pelo menos cinco anos de experiência. Jovens entre 18 e 30 anos podem ter esse tempo reduzido se comprovarem educação rural.
- Agricultores sem terra ou com propriedades rurais de até quatro módulos fiscais.
- Pessoas que não sejam servidores públicos ou assentados da Reforma Agrária.
LINHAS DE FINANCIAMENTO E CONDIÇÕES ESPECIAIS
O programa oferece diferentes linhas de financiamento, adaptadas às necessidades dos produtores:
- PNCF Social: Para agricultores com renda anual de até R$ 29.117,93.
- PNCF Mais: Uma linha mais abrangente.
- Terra da Juventude (PNCF Jovem): Focada em jovens rurais.
- PNCF Empreendedor: Para agricultores com renda de até R$ 314.379,46.
As taxas de juros são um grande atrativo, variando de 0,5% a 4% ao ano, com a possibilidade de bônus de adimplência de 20% a 40%. O prazo para pagamento pode chegar a 25 anos, incluindo um período de carência de até 36 meses.
Importante: Só podem ser adquiridos imóveis rurais produtivos de até 15 módulos fiscais, que não estejam em áreas de interesse do Incra, reservas indígenas, quilombolas, unidades de conservação ou áreas de preservação permanente.
ENCONTRE A REGIONAL DA EMATER MAIS PRÓXIMA
Para buscar orientação sobre o Crédito Fundiário e outros programas, procure uma das regionais da Emater:
Agreste I (Arapiraca)
Endereço: R. Gov Silvestre Péricles, nº 1065 – Brasília
Contato: (82) 9.9603-6709
Horário: 8h às 14h
Agreste II (Palmeira dos Índios)
Endereço: R. José Amaral, nº 130 – Paraíso
Contato: (82) 9.9984-0271
Horário: 7h às 13h
Alto Sertão (Delmiro Gouveia)
Endereço: Praça Delmiro Gouveia, 1º andar, nº 59 – Centro
Contatos: (82) 9.8833-4393 / (82) 9.9984-5858
Horário: 7h30 às 13h30
Baixo São Francisco (Penedo)
Endereço: Rodovia AL 110, Santa Isabel (próximo ao campo de aviação)
Contato: (82) 9.9606-1401
Horário: 7h30 às 13h30
Grande Mata Alagoana (União dos Palmares)
Endereço: Rua Manoel Casado Melo, s/n
Contato: (82) 9.9628-0028
Horário: 8h às 14h
Médio Sertão (Santana do Ipanema)
Endereço: Rua Dr. Arsênio Moreira, nº 505 – Monumento
Contato: (82) 9.9984-4015
Horário: 7h às 13h
Metropolitana (Maceió)
Endereço: Av. Fernandes Lima, nº 1047 – Farol
Contato: (82) 9.9834-0282
Horário: 8h às 14h
Para mais informações gerais sobre o PNCF e outros programas da Emater, entre em contato pelo telefone: (82) 98884-6898.
Mais lidas
-
1URGENTE
Jovem desaparece após Noite dos Namorados em Palmeira dos Índios; família faz apelo por informações
-
2BOLSONARISTA
PF prende ex-ministro Gilson Machado em Recife; ele é dono da banda Brucelose, que tocará em Palmeira dos Índios
-
3LUTO
Funcionária da Associação Comercial morre após infarto em local de trabalho em Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5COMUNICAÇÃO
Tribuna do Sertão é o único veículo de Alagoas selecionado para a Jornada de IA para Negócios Jornalísticos