Política
Hugo Motta envia à CCJ decisão do STF para cassar mandato de Zambelli

Baixar
O presidente da Câmara, Hugo Motta, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça a condenação da deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo. A decisão veio dias depois dele ter dito que a Mesa Diretora da Casa iria declarar a perda do mandato e, depois, que o assunto iria ser decidido pelo plenário.


Agora, Zambelli terá cinco sessões para apresentar a defesa. O mesmo prazo terá a CCJ para decidir sobre a perda ou manutenção do mandato. Em seguida, o relatório segue para análise do plenário que precisa de maioria absoluta para decidir. Ou seja, pelo menos 257 votos.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça. Para fugir dessa condenação, ela foi para a Itália, onde aguarda extradição. No pedido de extradição, o ministro Alexandre de Moraes garantiu que não vai submeter a parlamentar a prisão por fatos anteriores, não vai impor pena perpétua ou agravar a condenação por motivos políticos.

Política Deputada terá cinco sessões para apresentar defesa Brasília 12/06/2025 - 11:46 Ana Lúcia Caldas / Marizete Cardoso Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional Hugo Motta Cassação do Mandato Carla Zambelli quinta-feira, 12 Junho, 2025 - 11:46 1:09
Mais lidas
-
1URGENTE
Jovem desaparece após Noite dos Namorados em Palmeira dos Índios; família faz apelo por informações
-
2BOLSONARISTA
PF prende ex-ministro Gilson Machado em Recife; ele é dono da banda Brucelose, que tocará em Palmeira dos Índios
-
3LUTO
Funcionária da Associação Comercial morre após infarto em local de trabalho em Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5COMUNICAÇÃO
Tribuna do Sertão é o único veículo de Alagoas selecionado para a Jornada de IA para Negócios Jornalísticos