Geral
Sabemos que a morosidade do Ibama muitas vezes não é má-fé, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, 3, que é "normal" a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em autorizar licenciamentos ambientais.
Na ocasião, ele havia sido questionado sobre novas regras para o licenciamento ambiental chamadas por ambientalistas de "pacote da destruição". O petista declarou que não tomou conhecimento das novas normas para o licenciamento ambiental e que dirá se concorda ou não quando tiver acesso ao texto.
"Com relação à demora, às vezes, e você há de convir que é normal que haja demora", declarou, em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.
Lula também disse que não vê má-fé na instituição. "Nós sabemos que, muitas vezes, a morosidade do Ibama não é nem má-fé. Muitas vezes, é a falta da quantidade de especialistas, e muitas vezes é a exigência da capacitação técnica que as pessoas precisam para fazer as coisas"
O presidente acrescentou: "Se você não tem todas as pessoas que você precisa, demora mais". Ele afirmou ainda que muitas vezes não é chamado ao debate sobre o Ibama porque o assunto fica entre os ministros, mas que a ministra do meio ambiente, Marina Silva, leva as decisões sempre para a sua aprovação.
"Não há nenhum problema. Vai continuar sendo um motivo de atrito sempre", afirmou. "Sempre haverá atrito, divergências, entre as pessoas que concedem e as pessoas que querem receber. Isso vale para crédito bancário, para liberação de Orçamento, isso vale para qualquer área do governo tem problema. Porque se o Ibama der autorização precipitada, isso vai para o Ministério Público".
Mais lidas
-
1MÚSICA
Com Ana Castela, Mioto divulga a bela e romântica “Princesa”
-
2
Nissan inicia produção da nova geração do Kicks com robôs, bilhões e contratações
-
3GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas destaca protagonismo de Alagoas em transição energética
-
4REALINHAMENTO COM A PREFEITA
Câmara de Palmeira rejeita requerimentos de Helenildo Neto por 14 votos a 1 e reforça suspeitas de apadrinhamento político após resultado do PSS
-
5DIREITOS HUMANOS
Combate à violência infantil: em Alagoas, todo dia será 18 de Maio