Alagoas
Samu Maceió realiza “blitz interna" de conscientização sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo

Diante do crescente número de acidentes de trânsito no Brasil, que resultam em mais de 33,8 mil mortes por ano e geram custos superiores a R$ 50 bilhões, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió realizou, ontem (30) a tarde, uma ação educativa com foco voltado para a prevenção. A atividade fez parte da campanha do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito.
A iniciativa foi promovida pelo Setor de Segurança do Trabalho do Samu Maceió e levou orientações diretamente aos servidores, com a entrega de panfletos informativos e placas miniaturas de sinalização. O objetivo foi promover uma reflexão sobre atitudes seguras no trânsito, para os servidores em geral, e especialmente entre os condutores socorristas e moto socorristas, que atuam diariamente em atendimentos de urgência.

Somente no primeiro trimestre deste ano, as Centrais do Samu em Maceió e Arapiraca atenderam 1.909 vítimas de acidentes de trânsito. Esse número reforça a urgência de iniciativas educativas e preventivas.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da ação. “Essa Blitz educativa realizada pelo Setor de Segurança do Trabalho tem um impacto muito positivo na conscientização dos nossos servidores, especialmente aqueles que atuam diretamente no trânsito, como os condutores de ambulância e os profissionais das motolâncias. São eles que vivenciam, diariamente, os riscos e precisam estar atentos e preparados”, disse.
Preservação da vida
Para o engenheiro Douglas Andrade, coordenador do Setor de Segurança do Trabalho do Samu Maceió, a proposta da ação foi estimular um comportamento mais consciente e responsável no trânsito. “Nosso principal objetivo foi sensibilizar os servidores sobre a importância de obedecer às normas de segurança: respeitar limites de velocidade, observar as placas de sinalização e os semáforos. Um comportamento assertivo contribui para um trânsito mais seguro e humano.”
O técnico de enfermagem Jesse Junior Cursino Santos, que atua na motolância, reforçou a necessidade da continuidade da campanha. “Essas ações são importantes para conscientizar todos nós sobre a responsabilidade no trânsito. Precisamos refletir sobre isso não só em maio, mas o ano todo, para evitar acidentes e salvar vidas.”
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Grave acidente na AL-105 deixa dois mortos na altura de Porto Calvo
-
2PRISÃO
Por que a Justiça mandou soltar MC Poze do Rodo
-
3CASO GABRIEL LINCOLN
Delegado confirma depoimentos de PMs e promete reprodução simulada para esclarecer morte de Gabriel Lincoln
-
4ASTRONOMIA
Telescópio James Webb detecta galáxia cuja luz levou 13,52 bilhões de anos para chegar até nós (FOTO)
-
5NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE
PC encaminha à Justiça inquérito que apura crimes cometidos pelo vereador de Arapiraca, Aldo Veiga