Alagoas
Junta Comercial completa 132 anos com mais de 580 mil empresas registradas e 100% dos serviços online

Há 132 anos, o governador Gabino de Araújo Besouro assinava a lei estadual de nº 28 e dava um passo para Alagoas gerir as suas próprias empresas e poder se desenvolver economicamente. Era criada, então, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), entidade de registro empresarial e agente de fomento para o empreendedorismo no estado.
De uma história que foi iniciada com o registro de empresas como a Companhia S. Bento, a mais longeva dentro do acervo da entidade, a Juceal conta atualmente com 582.869 negócios registrados na autarquia.
Com as mudanças de foco ao longo do tempo, os tipos empresariais mais buscados pelos empreendedores foram variando, mas hoje, entre empresas com registro ativo e empresas baixadas, existem no banco de dados da Juceal 279.730 microempreendedores individuais (MEIs), 166.350 microempresas (MEs), 24.004 empresas de pequeno porte (EPPs) e 112.785 negócios considerados sem porte.
Sobre esse acervo histórico, todas as informações sobre as empresas alagoanas podem ser consultadas de forma online. Desde 2016, a Juceal possui o seu acervo 100% digitalizado, do qual o acesso aos documentos arquivados e às informações empresariais pode ser feito nas mais variadas formas de certidões disponibilizadas por meio do Portal Facilita Alagoas.
É também pelo Facilita Alagoas que a Junta Comercial disponibiliza cada um dos seus serviços. Desde os processos mais complexos, como aberturas de cooperativas e sociedades anônimas, até solicitações mais simples, como emissão de certidão simplificada, todos os andamentos acontecem pelo Portal Facilita Alagoas, que, além de ser a interface para o registro empresarial, é o ambiente digital para o licenciamento das empresas alagoanas.
A Juceal oferece os seus serviços de forma 100% online para acesso dos cidadãos. Essa mudança, via Portal Facilita Alagoas, foi concluída em 2023, com a adição do serviço de indicação de estabelecimento de matriz.
Sobre a digitalização e a expansão dos serviços da Junta Comercial, o presidente João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, ressalta que o aniversário de 132 anos da entidade marca um momento diferente, focado na ampliação de serviços tanto para o registro quanto para o licenciamento empresarial.
“É um momento de transformação da Juceal. A gente fica muito feliz hoje sabendo que a Junta Comercial dispõe de 100% dos serviços feitos de forma online, com essa facilidade sendo estabelecida para os empresários de todo o estado de Alagoas, que conseguem, dentro do seu município, fazer qualquer tipo de solicitação à Juceal em tempo hábil e de forma eficiente. Não tenho dúvida que, nos próximos anos, estaremos com todos os municípios automatizados e os números que já são muito eficientes aqui na Junta Comercial vão evoluir ainda mais, porque a gente vai utilizar 100% da eficiência tecnológica em prol do empresariado alagoano, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento do nosso estado”, frisa.
Citado pelo gestor, o tempo médio de registro para abertura de empresas é atualmente o menor da história de Alagoas. Em 2025, o prazo médio para registro de um novo negócio no estado é de 11h16.
Além de ser a entidade de registro de empresas, a Juceal também é a integradora estadual responsável pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). em Alagoas.
Mais lidas
-
1FALTA DE ENERGIA
Diferentes bairros do Rio de Janeiro relatam apagão
-
2SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura omite valores de contratações para festas juninas e fere princípio da publicidade
-
4DINHEIRO ESCONDIDO NO PALCO
Prefeitura omite valor, mas Murilo Huff vai receber R$ 550 mil: mais de 4 salários mínimos por minuto de show em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores cobram transparência em sessão marcada por questionamentos sobre contratos e merenda escolar