Política
Cerest leva ação de saúde e segurança aos trabalhadores do Porto de Maceió

Nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu uma importante ação voltada à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores do Porto de Maceió, localizado no bairro Jaraguá. A iniciativa ofereceu serviços de saúde, atividades educativas e orientações sobre prevenção de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
A Diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Natalia Sá, esteve presente na ação e, em conjunto com a coordenadora do Cerest, Sthefane Melo, articulou a parceria entre a SMS e o Porto de Maceió.
As atividades ocorreram das 9h às 16h, com a participação dos trabalhadores em uma programação diversificada, com palestras, ginástica laboral e atendimentos gratuitos. Entre os serviços oferecidos, estavam: vacinação contra Influenza, Hepatite B e Antitetânica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); aferição de glicemia e pressão arterial; além de orientações nutricionais, sobre saúde mental e prevenção de doenças ocupacionais.
A enfermeira Bruna Omena (Cerest) abriu a programação com o tema “Riscos Ocupacionais para Trabalhadores Portuários”. Em seguida, a fisioterapeuta Nathânia Carla abordou os cuidados com LER/DORT e conduziu uma sessão de ginástica laboral.
Durante a tarde, a médica do trabalho, Ana Paula Cavalcante, ministrou uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, e o terapeuta ocupacional Alinthon Nunes encerrou as atividades com o tema “Ergonomia e Ginástica Laboral”.
A coordenadora do Cerest, Sthefane Melo, destacou a importância da atividade. “Hoje, realizamos mais uma campanha em alusão à saúde e segurança do trabalhador no Porto de Maceió. Foram ministradas palestras sobre segurança no trabalho, a importância do uso de EPIs, os cuidados necessários com a saúde no ambiente laboral e sobre ergonomia, pois alongamento e postura são fundamentais. Tivemos como parceiros as Vigilâncias Epidemiológica e de ISTs, além da equipe de vacinação, considerando que os portuários são um grupo prioritário”, ressaltou.
A ação contou com o apoio de diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando o caráter intersetorial da iniciativa. Participaram as equipes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a administração de vacinas; da Vigilância Epidemiológica, com orientações sobre arboviroses; e da Coordenação de ISTs, com informações e testagens rápidas.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
3ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
4UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista