Alagoas

Batalhão Escolar da PMAL comemora 32 anos em evento com homenagens e palestras

Ascom PMAL 23/05/2025
Batalhão Escolar da PMAL comemora 32 anos em evento com homenagens e palestras
Evento contou com tradicional momento de honras militares aos veteranos - Foto: Ascom PMAL

Com a missão de desenvolver um policiamento de aproximação no ambiente educacional, o Batalhão Escolar (Bpesc) realizou, na manhã desta sexta-feira (23), um evento alusivo aos seus 32 anos de história. A comemoração aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reuniu personagens que ajudaram na construção da história da unidade.

A festa teve a recepção das autoridades convidadas, o tradicional momento de honras militares aos veteranos presentes e a entrega de certificados de reconhecimento a militares e civis que contribuíram para o fortalecimento e consolidação do trabalho desenvolvido pelo Bpesc.

A comemoração ainda contou com a exibição de um vídeo institucional que relembrou parte da trajetória escrita pelo Batalhão Escolar.

O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que esteve acompanhado de diversas autoridades civis e militares, incluindo o chefe da assessoria do TCE, coronel Braga; o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnes; e a diretoria de comunicação da PM, tenente-coronel Josiene Lima.

Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim destacou o papel desenvolvido pelo Batalhão Escolar ao longo de suas três décadas de história.

“O Bpesc completa 32 anos de história com uma trajetória marcada pela dedicação à proteção e ao fortalecimento da comunidade escolar. É um trabalho essencial, que vai além da segurança, promovendo cidadania, diálogo e parceria com alunos, educadores e famílias”, destacou o oficial.

Já a comandante da unidade, major Noemi Firmo, relembrou os desafios de gerir um batalhão responsável pela segurança da comunidade escolar.

“Comandar o Batalhão Escolar é, sem dúvida, um dos maiores desafios e também uma das maiores alegrias da minha carreira. Trabalhamos diariamente dentro das escolas, onde cada ação tem um impacto direto na formação cidadã dos nossos jovens. Não se trata apenas de segurança: é cuidado, escuta, orientação. Ver o respeito e o carinho que a comunidade escolar tem pela nossa tropa é a maior recompensa. São 32 anos de uma história construída com diálogo, firmeza e sensibilidade, e me orgulho muito de fazer parte disso", reforça a major.

Os convidados ainda participaram de um ciclo de palestras ministrado pela secretária de Estado da Educação, Joseane Vasconcelos, e pelo psicólogo Wellington, que trouxeram depoimentos reais do ambiente escolar e debateram a importância do combate ao bullying em sala de aula.

Uma história de sucesso

 

Criado oficialmente no dia 14 de maio de 1993, o Batalhão de Polícia Escolar nasceu da necessidade de conter o avanço do consumo de drogas e o crescimento da violência no ambiente escolar em Alagoas. Sua fundação marcou um novo capítulo na atuação da Polícia Militar, que passou a atuar diretamente dentro e nas proximidades das unidades escolares, estabelecendo uma ponte entre a segurança pública e a educação.

Desde então, o batalhão vem se consolidando como uma unidade operacional especializada, exercendo o policiamento ostensivo nas áreas interna, externa e adjacente às escolas, promovendo um ambiente mais seguro para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Sua missão vai além da repressão: é uma atuação preventiva, educativa e comunitária.