Geral
Gripe aviária: Rio Grande do Sul reduz barreira sanitária

Baixar
O Rio Grande do Sul reduziu, nesta sexta-feira (23), o número de barreiras sanitárias no município de Montenegro, onde foi registrado, na semana passada, o primeiro caso no país de gripe aviária em granjas comerciais.


A medida foi tomada pela não ocorrência de novos casos da doença na região e pela conclusão das primeiras etapas de vistorias nas propriedades rurais próximas à área de foco.
A partir de agora, quatro barreiras ficarão em funcionamento no Rio Grande do Sul, sendo três de desinfecção e uma de bloqueio.
Até o momento, quase três mil veículos foram abordados e desinfetados.
O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Adroaldo Hoffmann, garante a qualidade e a segurança da carne de frango brasileira.
“Como a Rússia, que tava restringindo geral e agora regionalizou, a gente espera realmente que os países entendam que, pelo tamanho do Brasil, aconteceu esse caso no Rio Grande do Sul, o resto do país continua com a mesma eficiência, a mesma qualidade da proteína. À nossa carne de frango não há restrição alguma para o consumo. É uma carne que tem uma qualidade excepcional. Não é por acaso, de cada dez frangos vendidos no mundo, três e meio, praticamente, é brasileiro. É por conta da qualidade que nós temos”.
Atualmente, são investigados no país 12 casos de gripe aviária, onde houve morte de aves. Em dois deles - nas granjas comerciais de Aguiarnópolis, no Tocantins, e de Ipumirim, em Santa Catarina, laudos preliminares descartaram a presença da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
Outras novas suspeitas em cinco municípios são investigadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. São eles: Castelo, no Espírito Santo; Ilhéus, na Bahia; Icapuí, no Ceará; Eldorado dos Carajás, no Pará; e Capela da Santana, no Rio Grande do Sul.
Além do município de Montenegro, também foi confirmado foco de gripe aviária no Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. As duas cidades estão localizadas na região metropolitana de Porto Alegre e registraram morte de aves.

Saúde País investiga 12 casos suspeitos da doença Brasília 23/05/2025 - 15:01 Nadia Faggiani / Fran de Paula Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Gripe Aviária Barreira Sanitária frango sexta-feira, 23 Maio, 2025 - 15:01 2:14
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2CONGRESSO
Câmara pode votar projeto que amplia remuneração de fiscais agropecuários que atuam contra gripe aviária
-
3
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
4ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
5UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia