Geral

Histórias e Cantorias: Projeto Cultural leva contação de histórias e musicalização aos setores de pediatria de hospitais públicos de Maceió

22/05/2025
Histórias e Cantorias: Projeto Cultural leva contação de histórias e musicalização aos setores de pediatria de hospitais públicos de Maceió

Cantar, contar e encantar. Essa é a proposta da artista e educadora Vera Marinho em seu mais novo projeto, “Histórias e Cantorias na Pediatria”, que levará atividades de contação de histórias e musicalização aos setores de Pediatria de dois grandes hospitais públicos, localizados na cidade de Maceió-AL.

Vera Marinho é uma artista apaixonada pelas infâncias e suas nuances, que acredita na música, na literatura e na brincadeira como importantes aliadas para o desenvolvimento infantil e busca difundir, de forma lúdica e divertida, a beleza e a riqueza da cultura popular entre as crianças. Na música, Vera é integrante das bandas de música infantil Bambolear e Brincantantes. Com seu projeto solo, o Cantorias do Brincar, Vera ministra aulas de musicalização infantil e oficinas em festas e eventos infantis, possibilitando que bebês e crianças conheçam, de maneira criativa, os conceitos musicais, por meio de brincadeiras e jogos.

A ideia principal do projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria” é levar às crianças um universo artístico e educativo, onde elas possam descobrir novas histórias e despertar o gosto pela literatura e pela música, o primeiro passo para a formação de pequenos leitores.

O projeto prevê duas atividades: uma no setor de Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), no dia 6 de Junho de 2025, e a segunda, no setor de Pediatria do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no dia 13 de Junho de 2025. O público-alvo do projeto são crianças de várias idades, que se encontram com algum problema de saúde. O objetivo primordial de Vera Marinho é proporcionar momentos de alegria, solidariedade e ludicidade a estas crianças, a fim de contribuir para a sua melhora, trazendo um pouco de esperança a elas e aos seus familiares. As atividades contarão com intérprete de Libras, promovendo a inclusão de pacientes com deficiência auditiva.

O projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).