Cidades

DTI: Destino Penedo avança no eixo de Segurança com ações de combate à exploração sexual de adolescentes e crianças e ao trabalho infantil

Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC 22/05/2025
DTI: Destino Penedo avança no eixo de Segurança com ações de combate à exploração sexual de adolescentes e crianças e ao trabalho infantil

Penedo avançou em mais um eixo do programa de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Desta vez é o de Segurança, com ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil.


Além das iniciativas da Prefeitura de Penedo realizadas regularmente por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação, a gestão municipal também atua com projeto específico da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), com apoio da SEMASDH e da SEMED.


A pasta criada pelo Prefeito Ronaldo Lopes realiza atividades em escolas públicas e particulares sobre combate à exploração sexual de menores de idade. Em outra frente de trabalho, a Secretaria de Assistência Social viabiliza acesso a serviços gratuitos, entre eles o ID Jovem, incluindo informações e orientações sobre direitos e benefícios; e o Cadastro Único, porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal.



A Prefeitura de Penedo também desenvolve ações educativas, distribuindo panfletos informativos e realizando atividades de comunicação em eventos do município, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. O objetivo é conscientizar a população sobre os sinais de alerta e como agir em casos de suspeita de exploração sexual.


Para Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC, o turismo deve ser uma força de desenvolvimento e valorização cultural, jamais um espaço para violação de direitos.


“Combater a exploração sexual infantil no setor é um dever de toda a sociedade, e o esforço conjunto garante ações mais eficazes e uma resposta coordenada, criando ambientes turísticos seguros e responsáveis”, afirma Karlinne.


O projeto Criança Sendo Criança, de combate ao trabalho infantil, também é realizado em Penedo. A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social identifica e acolhe menores que são encontrados trabalhando e oferece a eles uma nova perspectiva por meio do esporte e acompanhamento familiar.


Após a busca ativa, as crianças são convidadas a participar do projeto que proporciona atividades esportivas aos sábados, incentivando o desenvolvimento físico e emocional. Suas famílias passam a ser acompanhadas pela SEMASDH e inseridas em programas sociais adequados às suas necessidades, garantindo suporte e melhoria da qualidade de vida.


“Trabalhamos ao longo de todo ano em parceria com as escolas municipais e da rede particular, promovendo ações educativas e lúdicas que fortalecem a proteção das nossas crianças e adolescentes. Além disso, integrar essa pauta ao programa de Destinos Turísticos Inteligentes reforça o nosso compromisso com uma cidade que acolhe com responsabilidade e prioriza os direitos da infância”, explica Ana Teresa Lopes, secretária da SEMASDH.



Caso haja interesse em levar as ações para a sua escola, basta entrar em contato com a SEMASDH e agendar uma visita.


Vale ressaltar que Penedo já avançou em dois outros eixos do Programa Futuro Turismo Brasil: em Acessibilidade, com o projeto Destino Penedo Acessível; e Inovação, com a implantação de um sistema de sensorização em três pontos turísticos (Casa de Aposentadoria, Igreja Nossa Senhora da Corrente e Theatro Sete de Setembro) para a coleta de dados e informações.