Política

Vereadores criticam prestação de serviço da Equatorial por prejuízos causados aos consumidores

Durante o debate, parlamentares se mostraram favoráveis a convidar a direção da empresa a prestar esclarecimentos

22/05/2025
Vereadores criticam prestação de serviço da Equatorial por prejuízos causados aos consumidores

A prestação de serviços da Equatorial Energia foi tema de debates críticos durante a sessão desta quinta-feira (22), na Câmara de Maceió. O tema foi abordado pelo vereador Allan Pierre, e contou com a colaboração dos parlamentares ao cobrar maior responsabilidade da empresa. O vereador Rui Palmeira sugeriu que a direção da empresa seja convidada a prestar informações ao Legislativo.

“Nos últimos dias em Maceió, com essa chuva que vem causando transtornos, tem acontecido um verdadeiro caos na eficiência energética para o consumidor da capital. São escolas que estão sem aulas, residências e empreendimentos sem energia, tanto na parte baixa quanto no Benedito Bentes, gerando diversos prejuízos. A Equatorial é a concessionária que presta esse tipo de serviço, e tem causado prejuízos não somente nesse período de chuvas”, criticou Allan Pierre.

O assunto levado pelo vereador recebeu comentários de outros colegas parlamentares. Para a vereadora Teca Nelma, a Equatorial parece “esquecer quando inicia o período chuvoso em Maceió, e ‘fecha o canal de diálogo entre o consumidor’ com a empresa”.

Já a vereadora Jeannyne Beltrão comentou que as concessões feitas em Alagoas nos setores de energia elétrica e saneamento básico demonstram que os serviços não estão sendo prestados como deveria. “Hoje nós temos escolas com equipamentos como ar-condicionados, e não se consegue ligar porque a Equatorial não consegue ligar a energia. Enquanto fiscalizadores devemos cobrar da empresa porque a população está sendo a maior prejudicada”.

O vereador Cal Moreira disse que a privatização do serviço foi vendido como uma melhoria para os consumidores, quando a realidade aponta o contrário. A vereadora Silvania Barbosa chamou a atenção para o que acontece na descrição dos recibos da conta de energia.

“São várias taxas e encargos que a população precisa saber. Quando faz o somatório, as taxas aumentam os valores da conta de energia. Desde quando a Equatorial se instalou que são as mesmas reclamações e prejuízos causados”, disse a parlamentar.

Por fim, o vereador David Empregos ressaltou que o atendimento da Equatorial para resolver demandas da população não tem funcionado. “A empresa usa até inteligência artificial e não consegue ser resolutiva. Se os órgãos reguladores não cobram da concessionária, nós precisamos mostrar o que está sendo feito de errado”, acrescentou.