Cidades

Penedo é o único representante de Alagoas em curso nacional de gestão cultural

Assessoria SEMCLEJ 16/05/2025
Penedo é o único representante de Alagoas em curso nacional de gestão cultural

O superintendente de Cultura da Prefeitura de Penedo, Marcos Muniz, foi selecionado entre 1.171 candidatos para a terceira turma de Especialização em Política e Gestão Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.


Único representante de Alagoas entre os 120 participantes na especialização que acontece o 1º Encontro Nacional da Escola Solano Trindade, o servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) tem 14 anos de atuação na área cultural e experiência na gestão pública.


As aulas acontecem em Santo Amaro-BA, reunindo gestores e agentes culturais de todo o Brasil. Uma conquista que nos enche de orgulho! “Fico feliz em representar Penedo e compartilhar que Alagoas está presente, essa conquista é motivo de grande alegria pois estou sempre em busca de aprimoramento nas áreas em que atuo”, destaca Marcos Muniz.



Além de atualizar informações sobre políticas públicas na área da cultura, a especialização proporciona troca de experiências entre agentes e gestores de todo o Brasil. O curso tem como público-alvo profissionais com nível superior, graduados em qualquer área, que trabalhem no campo da política e da gestão cultural, inclusive gestores de órgãos, espaços e coletivos culturais, além de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas de maneira geral.


A Especialização em Política e Gestão Cultural é ofertada pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), iniciativa que faz parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, vinculado à Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, sob a Secretaria da Economia Criativa e Fomento à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC).