Alagoas
Câmara Setorial do Leite retoma atividades durante a Expoalagoas Genética

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados retomou as atividades de 2025 nesta quinta-feira (15) na programação da Expoalagoas Genética, que ocorre no Parque da Pecuária, em Maceió. A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do setor produtivo leiteiro de Alagoas.
Na última década, o setor leiteiro de Alagoas elevou a produção, sendo o estado nordestino com maior aumento, saindo de 0,7 milhão para 1,8 milhão de litros/dia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), o estado bateu recorde de produção leiteira em 2023, com 703,4 milhões de litros produzidos. Um aumento de 18,1% em relação à produção leiteira de 2022. No ranking do Nordeste, é o 4º estado com maior produção leiteira.
“Alagoas segue avançando na cadeia produtiva do leite para além da produção, mas com atração e instalação de indústrias leiteiras, a exemplo da construção da segunda unidade da Natville em Batalha. Essa é uma das cadeias mais fortes do nosso estado e o governador Paulo Dantas sabe da importância que a pecuária leiteira tem para o desenvolvimento econômico regional”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ugo Souza.
A Câmara Setorial do Leite se tornou um fórum de ambiente ideal para discutir e resolver as demandas do setor, principalmente pelo envolvimento de todos que formam a cadeia produtiva do leite, sendo composta por órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil.
“A gente fica contente com a retomada da reunião, que faz com que a gente consiga dialogar com o Governo e instituições parceiras de forma organizada. Estamos numa crescente de número de produção, de produtores, indústrias novas chegando e isso faz com que a demanda por leite aumente e tem ambiente propício ao crescimento”, destacou o presidente da Câmara Setorial do Leite, Arthur Vasconcelos, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Alagoas (Sileal).
A Câmara funciona como órgão consultivo e tem como missão atuar na identificação de oportunidades ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação sistêmica e integrada dos diferentes segmentos produtivos.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva; o presidente do Sindicato Rural da Bacia Leiteira (Sindileite), André Ramalho; o superintendente Federal da Agricultura, Jorge Marques; presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), Marco Albuquerque; além de representantes do Sebrae Alagoas, das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Econômico (Sedics), da Vigilância Sanitária e demais entidades do setor produtivo.
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas