Alagoas

CGE promove encontro estadual para prevenção e enfrentamento do assédio moral

Heitor Teles (Sob supervisão) 15/05/2025
CGE promove encontro estadual para prevenção e enfrentamento do assédio moral
Foto: Reprodução

A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) realizou, nesta quinta-feira (15), em Maceió, o Encontro Estadual para Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, evento que reuniu servidores públicos para um ciclo de palestras com especialistas no assunto.

A atividade aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso e faz parte de uma das ações da Campanha “Assédio Moral – Denuncie. Por você. Por todos”, com foco na construção de ambientes institucionais mais saudáveis e seguros. Segundo a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, o ciclo de palestras é uma forma de apresentar ao público os múltiplos aspectos do assédio moral.

“Quando preparamos esse ciclo de palestras, pensamos em tratar o tema com uma abordagem a mais completa possível. É um tema complexo e multidisciplinar, que exige diferentes perspectivas. Por isso, mostramos o que configura o assédio moral, suas consequências e, principalmente, como atuar por meio dos canais institucionais, como a ouvidoria, para combater essas práticas no serviço público,” disse.

A programação contou com palestras da coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, do Tribunal de Justiça de Alagoas, Andrea de Azevedo Santa Rosa; da superintendente de Ouvidoria e Transparência da CGE, Fabrícia Oliveira; e da psicóloga Luciana Magalhães. Os temas foram abordados sob diferentes perspectivas: jurídica, institucional e psicológica, possibilitando ampliar o debate sobre práticas abusivas no trabalho e reforçar o papel das instituições públicas na prevenção e combate à prática.

A superintendente Fabrícia Oliveira ressaltou a importância da Ouvidoria como ferramenta para o combate ao assédio moral. “A Ouvidoria é o principal canal para receber esse tipo de relato. Nosso papel é acolher quem denuncia, garantir sigilo, ouvir com respeito e encaminhar as medidas necessárias. Assim, conseguimos evitar a repetição dessas condutas e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes”, afirmou.

Campanha

A Campanha “Assédio Moral – Denuncie. Por você. Por todos” foi lançada em 2 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Desde então, a CGE tem feito ações sobre o tema, com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional baseada na ética, respeito e integridade no serviço público.