Internacional
Trump diz que EUA estão muito perto de alcançar um acordo nuclear com o Irã

Nesta quinta-feira (15), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os Estados Unidos estavam muito perto de fechar um acordo nuclear com o Irã, e Teerã havia "mais ou menos" concordado com os termos.
"Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz duradoura", disse Trump durante uma visita ao golfo, de acordo com a mídia norte-americana.
Falando no Catar diante de líderes empresariais, Trump disse que gostaria de ver o "problema do Irã" resolvido "de forma inteligente" e enfatizou que "acho que estamos perto de talvez fechar um acordo sem precisar fazer isso [uma ação militar direcionada ao país]", disse ele.
O Irã realizou quatro rodadas de negociações com o governo Trump, que buscou evitar uma ameaça de ataque militar de Israel ao contestado programa nuclear de Teerã.
Um conselheiro do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, Ali Shamkhani, disse à ABC News que Teerã abriria mão de seus estoques de urânio altamente enriquecido como parte de um acordo em que Washington suspendesse as sanções contra o país.
Trump deu crédito ao emir do Catar, sheik Tamim bin Hamad al-Thani, por impulsionar o acordo diplomático sobre o programa nuclear iraniano.
Novos diálogos entre negociadores iranianos e norte-americanos para resolver disputas sobre o programa nuclear de Teerã terminaram em Omã no domingo (11), com novas negociações planejadas enquanto os negociadores tentam contornar inúmeras linhas vermelhas para se chegar a um novo acordo nuclear e evitar futuras ações militares.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores