Internacional
Proposta de Putin frustra tentativa dos europeus de impor novas sanções contra Moscou, diz mídia

A proposta do presidente russo Vladimir Putin de negociar com o lado ucraniano em Istambul anulou os esforços europeus para que os Estados Unidos impusessem novas sanções a Moscou, relata o jornal The Washington Post.
O jornal destaca que Putin mudou todo o curso dos acontecimentos quando propôs as conversas Rússia-Ucrânia.
Observa-se que a promessa de realizar as conversações diretas entre a Ucrânia e a Rússia em Istambul inviabilizou a oportunidade de que os Estados Unidos aceitem impor novas sanções à Rússia se não houver um cessar-fogo imediato de 30 dias.
"No momento em que as autoridades europeias estavam vendo um maior grau de ceticismo da equipe do presidente [estadunidense] Donald Trump em relação às intenções da Rússia e conversando com as autoridades dos EUA sobre as sanções, a oferta de conversações do presidente Vladimir Putin mudou a conversa", ressalta a publicação.
Enfatiza-se que os países da União Europeia (UE) ainda estão pressionando por sanções europeias e americanas coordenadas.
Vale sublinhar que os países europeus querem impor sanções contra os setores financeiros e energéticos da Rússia para pressionar Moscou.
No fim da semana passada, Vladimir Putin propôs à Ucrânia a retomada das negociações diretas sem precondições. Ele enfatizou que não descartava a possibilidade de chegar a um cessar-fogo real.
Zelensky, por sua vez, respondeu à iniciativa do líder russo com um ultimato: segundo ele, Kiev só se sentaria à mesa de negociações se Moscou concordasse com um cessar-fogo total a partir de 12 de maio.
Mas depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu às autoridades ucranianas que concordassem imediatamente com a proposta de Moscou, Zelensky disse que esperaria o líder russo na Turquia na quinta-feira (15).
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores