Geral
Lula lamenta morte de Mujica e lembra militância por justiça social

Baixar
Morreu, nesta terça-feira (13), o ex-presidente do Uruguai José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos, em sua chácara, nos arredores da capital uruguaia, Montevidéu. Ele faria 90 anos no próximo dia 20 de maio.


O governo brasileiro lamentou a morte de Pepe Mujica. Em nota, o Itamaraty chamou o político de grande amigo do Brasil e destacou que o ex-presidente do Uruguai era um dos principais artífices da integração da América Latina, sendo um dos mais importantes humanistas de nossa época.
Mujica estava em cuidados paliativos contra um diagnóstico de câncer no esôfago que acabou se espalhando para outras partes do corpo.
A companheira dele, a ex-senadora Lucía Topolansky, em entrevista à imprensa uruguaia, afirmou que Pepe estava em estágio terminal e recebendo conforto da equipe médica. Inclusive, por causa de suas condições de saúde, ele não participou das votações para eleições regionais realizadas no último domingo (11).
Em dezembro do ano passado, em visita ao Uruguai, o presidente Lula condecorou Pepe Mujica com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior condecoração do Estado brasileiro a estrangeiros.
Mujica agradeceu o presente oferecido por Lula, mas lembrou ser um homem do povo:
“Eu não sou um homem de prêmios e de medalhas. Sou um homem do povo. Fiz tudo o que podia pelo meu povo e nada mais”.
Na ocasião, o presidente Lula disse que Pepe era a “pessoa mais extraordinária” que ele havia conhecido.
Hoje, Lula afirmou que "Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades."
Pelas redes sociais, o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, aliado de Mujica, disse que vai sentir muita falta do querido “Velho”, como era chamado de forma carinhosa. Agradeceu por tudo o que Pepe deu ao Uruguai e ao profundo amor pelo povo.
O ex-presidente uruguaio Luis Lacalle Pou publicou seu respeito e saudações ao partido político de Mujica, ao seu povo e à sua companheira de vida.
A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, também lamentou a morte de Mujica, a quem considera um exemplo para o mundo por sua sabedoria, consideração e simplicidade.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lembrou que Pepe era um grande revolucionário.
Já o presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que o ex-presidente uruguaio deixa a convicção de que, quando houver injustiça no mundo, vale a pena continuar lutando.

Geral Itamaraty chama ex-presidente uruguaio de grande amigo do Brasil Brasília 13/05/2025 - 21:06 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional José Mujica Lula Itamaraty Uruguai terça-feira, 13 Maio, 2025 - 21:06 3:12
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas