Política
Inácio Loiola destaca passagem do Dia da Abolição da Escravatura

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, o deputado Inácio Loiola (MDB) destacou a passagem do Dia da Abolição da Escravatura, celebrado neste 13 de maio. Para o parlamentar, essa é uma data muito importante para a história do Brasil, quando, há 137 anos, a princesa Isabel promulgou a Lei Áurea, abolindo a escravidão no país. “A princesa Isabel assumia o governo no lugar de seu pai, Dom Pedro II, que já vinha, paulatinamente, promulgando algumas leis para beneficiar essa população que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil”, destacou Loiola, ressaltando que a população negra foi a mais sacrificada na história do país.
“Era lamentável! Usavam principalmente os africanos como animais. Trabalhavam dia e noite. E esse preconceito em relação à cor preta ainda hoje predomina no país. Eu costumo dizer que todos são iguais, independentemente de cor, classe social, formação escolar ou orientação sexual. Todos são iguais e merecedores de respeito”, observou Inácio Loiola, contextualizando em seguida que a princesa Isabel, na época, contou com o apoio de vários pretos e pardos na promulgação da Lei Áurea. “Podemos destacar o engenheiro André Rebouças e o político e jornalista José do Patrocínio. Portanto, o dia de hoje é muito importante para o Brasil”, completou.
Outro tema abordado por Inácio Loiola foi a passagem do Dia de Nossa Senhora de Fátima, também comemorado em 13 de maio. De acordo com Loiola, Fátima é uma das santas mais devotadas do mundo católico apostólico romano. Remontando um pouco da história, o deputado lembrou que, em 1917, Nossa Senhora de Fátima apareceu para três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, em um campo aberto chamado Cova da Iria, na pequena vila de Fátima, onde hoje é a cidade de Fátima, em Portugal. “Hoje pela manhã foi celebrada uma missa para mais de 1.300 pessoas. Por conta disso, faço questão de registrar que, hoje, o mundo católico reverencia Nossa Senhora de Fátima”.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri