Alagoas

Estado inicia programa em Arapiraca e fortalece parceria com municípios para melhorar acesso à saúde

Tony Medeiros / Ascom Sesau 13/05/2025
Estado inicia programa em Arapiraca e fortalece parceria com municípios para melhorar acesso à saúde
Comitiva visitou a Central de Regulação de Arapiraca, serviço que funciona no Complexo Multiprofissional de Saúde - Foto: Tony Medeiros



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou em Arapiraca a primeira visita técnica do Programa Regula Mais Municípios. A ação, ocorrida nesta terça-feira (13), busca fortalecer a relação entre o Complexo Regulador Estadual e os 102 municípios alagoanos. A iniciativa foi idealizada pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e marca uma nova fase na gestão integrada da saúde pública no Estado.

 

A visita contou com a presença do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, e da equipe da Superintendência de Regulação da Sesau, que foi recepcionada pela secretária de Saúde de Arapiraca, Rafaela Albuquerque, e por técnicos da pasta. Na oportunidade, eles discutiram ações para qualificar, ainda mais, o processo de regulação ambulatorial e de leitos hospitalares.

 

Durante a visita, a superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes, destacou que a escolha de Arapiraca para o início do programa foi pensada de forma estratégica.

 

“A cidade possui uma estrutura reguladora bem desenvolvida, que pode servir de modelo para outras regiões. O Regula Mais Municípios nasce com a proposta de ouvir, integrar e orientar os municípios, tornando o sistema de saúde mais eficiente e centrado no cidadão”, afirmou Sayonara.

 

Ela também ressaltou que o papel da Sesau é promover um ambiente colaborativo entre o Estado e municípios, buscando soluções conjuntas para os desafios diários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com essa aproximação, fortalecemos os processos regulatórios, garantindo mais equidade e eficiência na gestão. É assim que se constrói uma regulação mais justa e resolutiva para todos os alagoanos”, completou.

 

A comitiva da Sesau começou o dia acompanhando as apresentações sobre os avanços do serviço em Arapiraca. À tarde, visitou a Central de Regulação de Leitos, localizada no Complexo Multiprofissional de Saúde. A equipe técnica estadual conheceu de perto o Programa Regular, ferramenta implantada pela gestão de Arapiraca para organizar os atendimentos da 7ª Região de Saúde, que engloba 17 municípios, incluindo Arapiraca. A iniciativa chamou atenção pela estrutura e capacidade de articulação regional.

 

Para a coordenadora da Rede de Urgência de Arapiraca, Pollyana Almeida, o encontro simboliza uma troca essencial entre as secretarias. “É um momento valioso para mostrar o que estamos fazendo com garra, técnica e compromisso. O Regular é uma ferramenta de gestão que garante ao paciente acesso qualificado, no tempo certo e no local adequado”, pontuou.

 

A regulação ambulatorial também entrou em pauta durante a visita. A coordenadora do setor, Sônia Mércia, explicou que o município vem adotando estratégias regulatórias específicas para contornar dificuldades.

 

“Nós estamos organizando exames e consultas especializadas. Com o olhar clínico do médico regulador, conseguimos classificar prioridades e, com isso, diminuir filas para exames como ressonância e ecocardiograma. Antes, tínhamos sérios problemas, porque a demanda é muito maior que a oferta. A regulação nos mostrou que é possível usar melhor os recursos, direcionando para quem realmente precisa”, afirmou a enfermeira.

 

A superintendente estadual de Regulação da Sesau, Renata Suruagy, reforçou que o Regula Mais Municípios tem como essência a escuta ativa. “É ouvindo as equipes locais que vamos identificar barreiras e encontrar caminhos mais ágeis”, explicou.

 

Para o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, o Regula Mais Municípios representa uma virada de chave na relação entre o Estado e os municípios.

 

“Estamos diante de um esforço estratégico para melhorar, de forma estruturada, a regulação do acesso aos serviços de saúde em Alagoas. Ao conhecer a realidade local in loco, conseguimos propor soluções mais assertivas e fortalecer a articulação entre as esferas estadual e municipal. Isso significa mais agilidade, menos barreiras e mais cuidado contínuo para a população, que é o centro de tudo o que fazemos”, afirmou Montteiro.