Política
Deputados lamentam morte de Mujica, ex-presidente uruguaio

Deputados da esquerda manifestaram nas redes sociais seu pesar pela morte do ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, ocorrida nesta terça-feira (13). O ex-presidente uruguaio de 89 anos lutava desde abril de 2024 contra um câncer no esôfago, além de ter doença autoimune.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou Mujica como inigualável. "Um exemplo de homem simples, do povo, filho de uma vendedora de flores e que se tornou um dos maiores líderes de esquerda como presidente do Uruguai", afirmou.
Para o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), Mujica provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. "Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem. Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo", declarou.
A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), afirmou que Mujica foi um grande exemplo "de coragem, quando guerrilheiro, de visão de longo alcance, quando presidente, e de humildade, como militante".
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Nascido na capital (Montevidéu), ele participou da organização guerrilheira Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros na década de 1960. O grupo ficou conhecido por suas operações de assalto a instituições bancárias, redistribuindo alimentos e recursos financeiros a comunidades carentes. Foi capturado na década de 1970 e, durante a ditadura uruguaia, ficou 14 anos preso.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri