Alagoas
Curso Básico de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas forma 50 agentes

O Estado de Alagoas passa a contar com 50 novos agentes de Segurança Pública especializados em Inteligência. A formatura aconteceu nesta terça-feira (13), no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, e marcou a conclusão da quarta edição do Curso Básico de Inteligência (CBI). O CBI é promovido pela Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEIP) e da Diretoria de Inteligência (DINT).
Durante a cerimônia, os concluintes receberam os certificados, e os instrutores do curso foram homenageados. Cumprindo o rito de honra ao veterano, sob o comando do coronel Paulo Amorim, foi prestada a continência ao coronel da Reserva Remunerada, Ricardo Albuquerque.
.jpg)
A solenidade foi presidida pelo juiz Geneir Marques de Carvalho Filho, titular da 17ª Vara Criminal da Capital, acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva; do secretário executivo de Políticas da Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, entre outras autoridades da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Entre os 50 concluintes estão 49 PMs e um militar da Marinha do Brasil. O corpo docente é composto por profissionais com experiência comprovada e formação especializada, devidamente habilitados para ministrar as instruções no CBI.
“O trabalho de inteligência tem sido de fundamental importância para o trabalho de combate à criminalidade em nosso estado. A atuação de forma integrada das agências estaduais junto com os demais órgãos de segurança tem produzido muito efeito em prol da tranquilidade da população alagoana. Uma das ações de destaque em Alagoas tem sido a Força-Tarefa criada há três anos e que vem prendendo foragidos da Justiça num serviço conjunto”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.
O secretário também ressaltou a importância das ações de inteligência e os avanços na segurança pública: “Já ultrapassamos a marca dos três mil mandados de prisão cumpridos e seguiremos firmes para fortalecer ainda mais essa forma de enfrentamento ao crime. Temos o Governo que mais investe em segurança pública e continuaremos fazendo mais por todos os alagoanos”, diz.
.jpg)
Corroborando com a fala do secretário, o coronel Paulo Amorim destacou que a capacitação dos policiais na área de inteligência representa um avanço estratégico inestimável para a Corporação e para o Estado. “Especialmente na resolução de casos complexos relacionados à segurança pública. Trata-se de um curso de alto nível, onde a informação é elemento central, permitindo a organização de operações integradas que, até o momento, têm apresentado grandes resultados”, afirmou.
4º CBI
.jpg)
O Curso Básico de Inteligência (CBI) tem como intuito difundir a doutrina de inteligência de segurança pública para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário. A formação conta com instruções teóricas e práticas pautadas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP).
A matriz curricular do CBI conta com 10 disciplinas, entre elas Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência de Segurança Pública, Organização de Inteligência de Segurança Pública, Documentos de Inteligência, Rotina de Operações de Inteligência, Produção do Conhecimento e Contrainteligência, entre outras.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa