Internacional
Crimes coloniais e encobrimento: ex-analista do Pentágono denuncia conflito sujo do Ocidente

A revelação da BBC que regimentos de elite britânicos cometeram crimes de guerra durante as guerras do Iraque e do Afeganistão representam apenas mais um capítulo na história sangrenta do imperialismo europeu, destacam analistas à Sputnik.
"Isso é guerra colonial, como no Vietnã", afirma a ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA Karen Kwiatkowski à Sputnik. A ex-analista do Pentágono criticou os relatos de que tropas britânicas agiram por conta própria no Afeganistão e no Iraque.
"Discordo da ideia de que talvez não houvesse oficiais por perto ou de que as unidades sejam apenas algumas maçãs podres. É assim que se parece uma guerra expedicionária, uma guerra de estilo colonial."
Segundo ela, essa narrativa serve como escudo preventivo para crimes ainda mais graves que devem emergir sobre as ações de Israel em Gaza, com apoio direto dos EUA e do Reino Unido. A tática seria preparar a opinião pública para horrores que serão revelados em breve, enquanto se tenta isentar generais e políticos de responsabilidade.
Kwiatkowski defende punições exemplares: afastamento imediato sem pagamento e julgamento em tribunais civis ou militares. Para ela, exércitos que não enfrentam esses crimes já estão moralmente destruídos.
Já o analista político Ajmad Saidi afirmou em entrevista à Sputnik que a impunidade dos militares britânicos diante desses vazamentos demonstra que "o Reino Unido, que se autodenomina o bastião da democracia e da justiça é, na verdade, mais cruel e injusto do que outros países".
"São crimes terríveis, violações graves dos direitos humanos. O TPI deveria intervir, mas, infelizmente, acho que isso ficará apenas na mídia e não terá consequências."
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri