Alagoas

Junta Comercial atualiza 1.252 cadastros de empresas situadas na capital alagoana

Hotton Machado / Ascom Juceal 13/05/2025
Junta Comercial atualiza 1.252 cadastros de empresas situadas na capital alagoana



Por meio de um trabalho focado na modernização da autarquia de registro empresarial e com o intuito de evitar erros, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) atualizou o cadastro de 1.252 empresas com registro ativo que estão situadas na capital alagoana.


O serviço oferecido foi concentrado em negócios que apresentavam divergências no endereço e nas atividades econômicas. Contudo, de acordo com a Juceal, com cada atualização, foram observadas outras informações empresariais a fim de evitar erros.


A atualização cadastral é um serviço disponibilizado para o cliente no Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado – durante o início dos processos de alteração, baixa, emissão de certidão simplificada e registro de livro contábil. Por outro lado, como forma de antecipar possíveis imprecisões, o próprio setor de cadastros fez o levantamento dos negócios que necessitavam de correção.


Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, o trabalho direcionado faz parte de um foco de modernização do cadastro centenário da Juceal, que será ampliado também para outros municípios.


“A Juceal possui quase 132 anos e, por muito tempo, o cadastro dessas empresas foi feito manualmente, por isso a necessidade de atualização. Com as correções, temos dados mais precisos, que enriquecem as nossas pesquisas empresariais e dão força à implantação de políticas públicas direcionadas quanto a local, atividade e classes sociais. Além disso, elas evitam erros nos processos empresariais futuros que seriam causados pela falta de dados ou pela divergência no preenchimento”, reafirma.


A gerente de arquivo da Juceal, Letícia Garcêz, ressalta que o acervo da Junta Comercial está 100% digitalizado e devido a isso é possível verificar cada arquivamento promovido pelas empresas.


“A atualização cadastral não se refere a uma alteração. Ela é uma correção de dados baseada nos próprios arquivamentos da empresa. Então, para fazer um trabalho completo, observamos os dados ausentes dos negócios ou os dados que necessitam de correção, mas tudo com base nos registros anteriores feitos por esse próprio negócio”, explica.


Esse trabalho de atualização está sendo continuado observando as empresas situadas em Arapiraca, as filiais com status como canceladas e os negócios da natureza jurídica empresarial individual que não possuem endereço ou atividades cadastradas.