Brasil
Mídia: após romper com PSDB, Cidadania deve anunciar até julho federação com o PSB

Em março, o diretório nacional do Cidadania decidiu por unanimidade não renovar a federação formada com o PSDB, quando disputou as eleições de 2022 e o pleito municipal no último ano. A parceria reduziu a representação da sigla no Congresso Nacional e também em prefeituras e câmaras municipais.
O Cidadania deve anunciar até julho a federação com o PSB, informou nesta segunda-feira (12) o jornal O Globo. Conforme a publicação, os presidentes dos partidos têm realizado encontros frequentes para chegar a um acordo sobre a parceria. O objetivo é fortalecer o partido na disputa para as eleições de 2026, após perder espaço no último pleito quando estava em uma federação com o PSDB. Na ocasião, a sigla viu o número de deputados federais cair de 7 para 5.
"O PSB é um partido do nosso campo político, próximo à nossa história, e é natural que atraia a simpatia dos nossos companheiros. Estive algumas vezes com Carlos Siqueira. Ainda há um processo em andamento, seguimos debatendo internamente", afirmou o presidente do Cidadania, Comte Bittencourt, ao jornal O Globo.
Apesar do rompimento, o vínculo legal com os tucanos segue até abril de 2026, conforme prevê a legislação brasileira. Já o PSDB, que tem perdido nomes
de peso neste ano, como os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Pernambuco, Raquel Lyra, deve se fundir com o Podemos.
O que é uma federação partidária?
Instituída pela Reforma Eleitoral de 2021, a federação partidária permite que siglas atuem de forma unificada no país, uma prévia para uma eventual fusão de legendas, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também ajuda com que partidos menores tenham acesso aos recursos do fundo eleitoral, que exige representação mínima no Congresso Nacional.
Com isso, as federações possuem candidatos e candidatas únicos nas eleições majoritárias, como presidente, governadores e prefeitos, e devem vigorar por no mínimo quatro anos.
Atualmente, existem três federações no país: além do PSDB-Cidadania, são elas a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a Federação PSOL-Rede.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas