Alagoas
Alagoas reafirma compromisso com a infância no lançamento do Selo Unicef 2025/2028

A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria) participou, nesta segunda-feira (12), do lançamento oficial da nova edição do Selo Unicef. O evento aconteceu em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (Ama) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na sede da Ama, e contou com a presença de gestores municipais que reforçaram seu compromisso com a infância. Na ocasião, também foi lançado o Manual dos Prefeitos para os gestores presentes.
Durante o encontro foi reforçada a adesão ao selo, que é gratuita e pode ser realizada pelo site do Unicef até 9 de junho. Como benefícios para os municípios que participam do selo, as equipes das gestões municipais contam, por quatro anos, com suporte técnico para fortalecer suas políticas públicas por meio de formações, acompanhamento metodológico e monitoramento de indicadores nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.
.jpg)
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, a expectativa é 100% de adesão na nova edição do Selo.
"Essa é uma nova oportunidade para que os municípios de Alagoas reafirmem, na prática, o compromisso com a infância. O Selo Unicef não é apenas um reconhecimento, mas um instrumento poderoso de transformação social, que apoia os gestores no fortalecimento de políticas públicas fundamentais. A Primeira Infância é prioridade absoluta, e o Cria está junto, como parceiro e articulador, nessa jornada por um futuro mais justo e digno para nossas crianças."
O vice-presidente da Ama e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, abriu a frente de honra reforçando seu compromisso com a primeira infância.
“Estamos felizes com a aderência hoje de tantos prefeitos e secretários municipais nesse evento do selo Unicef. Todo mundo aqui veio de longe para cumprir seu compromisso com a primeira infância alagoana. É um trabalho feito por muitas mãos e que com certeza dará mais frutos que a última edição”, destacou.
A representante da Unicef em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Immaculada Prieto, destacou a importância dos municípios aderirem a nova edição do selo, estando empenhados no desenvolvimento de políticas públicas para a infância, e colocou a Unicef à disposição dos municípios para auxiliar no que for preciso.
Manual dos Prefeitos
.jpg)
Além do lançamento da nova edição do selo Unicef, o Cria lançou oficialmente o Manual dos Prefeitos de Alagoas. O manual é uma cartilha com direcionamentos auxiliando novos gestores municipais a como investir melhor na primeira infância. O material traz um panorama completo de Alagoas, com dados e ações estaduais que podem fortalecer as iniciativas municipais.
O manual foi entregue aos prefeitos e gestores presentes no evento e sua versão digital será disponibilizada no site www.cria.al.gov.br para os que tiverem interesse em ampliar as políticas públicas para infância de seus municípios.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores