Esportes
China lança novos satélites para monitoramento da Terra

A China lançou na noite deste domingo (11) um novo grupo de satélites que será usado para monitorar a Terra a partir do espaço. O lançamento aconteceu no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, no norte do país.
Os satélites foram colocados em órbita a bordo de um foguete Longa Marcha-6, uma versão adaptada do tradicional foguete chinês. De acordo com as autoridades responsáveis, os satélites atingiram com sucesso a órbita planejada.
Esses equipamentos serão utilizados para detectar sinais no ambiente eletromagnético e realizar testes técnicos. Esse tipo de tecnologia, conhecido como monitoramento ou sensoriamento remoto, permite obter informações sobre o planeta sem contato direto, por meio de sensores instalados em satélites.
O lançamento marcou a 574ª missão da série de foguetes Longa Marcha. O governo da China anunciou no ano passado que vai lançar também dois foguetes espaciais como parte da missão Tianwen-3 para coletar amostras de Marte e enviá-las à Terra por volta de 2028.
O principal objetivo da missão é buscar sinais de vida, de acordo com o relatório, que acrescenta que os cientistas chineses também desejam estudar o clima de Marte e sua evolução, a geologia e os processos internos do planeta.
Mais lidas
-
1TRANSPORTE
Arapiraca inicia obras do VLT com investimento de R$ 200 milhões
-
2ELEIÇÃO ESMAGADORA
Com ampla vitória, Ronaldo Medeiros assume comando do PT em Alagoas e promete renovação partidária
-
3COMPARECEU EM MASSA
PT realiza eleição interna com forte disputa em Alagoas e mobilização histórica em Palmeira dos Índios
-
4TRAVOU
Indicação ao STJ emperra por impasse político entre Lula, Lira e JHC, aponta colunista
-
5ELEIÇÃO TRANQUILA
Silvano Vieira é eleito presidente do PT em Rio Largo; chapa estadual de Ronaldo Medeiros também vence no município