Economia
Difusão mostra quantidade maior de subitens de menor peso com variação positiva, diz IBGE

A desaceleração na inflação oficial no País na passagem de março para abril foi concentrada em quedas de preços registradas por itens de peso significativo no orçamento das famílias, entre eles passagem aérea, arroz, gasolina e etanol.
Por outro lado, os aumentos foram mais espalhados entre os itens investigados, afirmou Fernando Gonçalves, gerente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA saiu de uma alta de 0,56% em março para 0,43% em abril. O índice de difusão, que mostra o porcentual de itens com aumentos de preços, passou de 61% em março para 67% em abril. A difusão de itens alimentícios saiu de 55% em março para 70% em abril. Já a difusão de itens não alimentícios passou de 65% em março para 64% em abril.
"Teve uma quantidade maior de subitens com variação positiva, mas subitens com peso menor. Alguns subitens com peso significativo tiveram queda, contribuindo para a desaceleração", frisou Gonçalves.
Dos 168 subitens alimentícios investigados, 118 tiveram alta em abril. Dos 209 subitens não alimentícios pesquisados, 134 tiveram aumentos.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri