Alagoas
Centro de Diagnósticos do Hospital Metropolitano é referência em medicina de precisão no Nordeste

Com equipamentos modernos, equipe especializada e compromisso com a qualidade no diagnóstico, o Centro de Imagem do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, se consolida como um dos mais completos do estado e do Nordeste. A unidade é referência no apoio ao diagnóstico de pacientes regulados de média e alta complexidade, funcionando 100% pelo SUS.
O espaço conta com uma estrutura robusta e diversificada, que permite a realização de exames essenciais para a definição de condutas clínicas e cirúrgicas com agilidade e precisão. Entre os equipamentos disponíveis estão três ultrassons, um aparelho de colonoscopia, um de endoscopia, dois arcos cirúrgicos, um raio-X fixo e um portátil, além de uma moderna tomografia computadorizada de 32 canais, capaz de realizar exames com e sem contraste, inclusive angiotomografias detalhadas.
 (1).jpeg)
Por mês, são realizados, em média, 2,5 mil exames, entre endoscopia, colonoscopia, CPREs, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, radiografias, tomografias e diversos tipos de angiotomografias, fundamentais no rastreio e acompanhamento de condições cardiovasculares, neurológicas e oncológicas.
André Vitório, médico responsável pelo Centro de Imagem do HMA, ressaltou que a unidade conta com equipamentos extremamente modernos. “Somos o único serviço público do estado a realizar exames de CPRE’s e, também, o único a possuir o serviço de intervenção percutânea, onde realizamos biópsias guiadas por tomografias e ultrassons, além de drenagens também guiadas por tomografias e ultrassons, de modo que a gente oferece o que há de mais avançado para os nossos pacientes em Alagoas”.
Para o médico, a qualidade dos equipamentos é aliada ao preparo técnico da equipe. “Contamos com profissionais capacitados para operar e interpretar os exames com precisão. Isso faz toda a diferença na tomada de decisões clínicas, especialmente em um hospital de alta complexidade como o Metropolitano”, destacou.
O setor também funciona em articulação direta com o centro cirúrgico e outras áreas, sendo estratégico para atendimentos rápidos e de alta resolutividade. Segundo Vagner Cordeiro Souza, supervisor da Radiologia, a integração com os demais setores é um diferencial.
“O Centro de Imagem está pronto para atender demandas urgentes, como AVCs e quadros agudos. A disponibilidade de exames com qualidade e rapidez é vital para o desfecho positivo dos casos”, afirmou.
 (3).jpeg)
Ele acrescentou que a equipe passa por treinamentos rotineiramente para manter o padrão dos exames realizados. “Esta é uma rotina do hospital que foca na capacitação das equipes e integração. Uma equipe unida e integrada no mesmo objetivo entrega o melhor para o paciente e seus acompanhantes”, frisou.
Filipe Fernandes, diretor do HMA, reforça o papel do setor no fortalecimento da rede pública estadual. “O Metropolitano foi pensado para oferecer o que há de mais avançado em média e alta complexidade no SUS. O Centro de Imagem é um exemplo disso: alta tecnologia e equipe qualificada a serviço da população alagoana”, concluiu.
Com mais de 200 leitos e atendimento 100% regulado, o Hospital Metropolitano de Alagoas é referência em diversas especialidades médicas e atua como pilar fundamental da assistência hospitalar no Estado.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado