Alagoas

Polícia Militar conclui sexta turma do Estágio de Motopatrulhamento Tático

Marília Morais / Ascom PMAL 08/05/2025
Polícia Militar conclui sexta turma do Estágio de Motopatrulhamento Tático
Cerimônia ocorreu na sede do Batalhão de Polícia Militar de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas - Foto: Ascom PMAL


A Polícia Militar de Alagoas concluiu mais uma turma do Estágio de Motopatrulhamento Tático (EMPT), nesta quinta-feira (8). A sexta edição, iniciada no último dia 23 de abril, teve como objetivo capacitar policiais militares para o desempenho das funções atinentes ao serviço do operador de Motopatrulhamento Tático. Entre os 14 concluintes, há uma policial feminina. A cerimônia ocorreu na sede do Batalhão de Polícia Militar de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (BPM/Rotam).

 

Durante a formatura, os destaques operacionais da turma receberam os braçais, distintivo (conhecido como manicaca) e certificados das autoridades presentes no evento. Conhecimento técnico-profissional, disciplina, autocontrole e resistência apresentados durante as instruções foram os critérios para a escolha dos destaques. Os demais concluintes receberam os acessórios de seus padrinhos e madrinhas.

 

O subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, presidiu a solenidade e destacou a importância da capacitação da tropa.

“A conclusão deste estágio representa mais qualificação para as atividades desenvolvidas na área operacional da Polícia Militar. Tenho certeza que os concluintes irão desempenhar com ainda mais qualidade e destreza suas funções como motopatrulheiros, bem como agirão como multiplicadores de conhecimentos na tropa”, ressaltou o subcomandante-geral.

 

A cerimônia contou com a homenagem ao veterano, prestando as devidas honras por todos os militares ao sargento Márcio Santos, cabos Luiz Horácio Silva e José Erick Azevedo e ao soldado Gabriel Batista. As autoridades, bem como os coordenadores e instrutores do curso também foram homenageados.

 

VI EMPT 

 

O nível de capacitação do EMPT busca prover ao policial militar conhecimentos mínimos para a composição de uma equipe de motopatrulhamento tático.

 

Dividido em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, o estágio possui carga horária mínima de instruções de 100 horas/aula, aplicadas em duas semanas de intenso treinamento. Todo o conhecimento foi aplicado através da prática operacional nas ruas de Maceió e municípios adjacentes, onde o estagiário pode demonstrar o nível de absorção das técnicas e táticas as quais teve acesso, por meio de instrutores devidamente qualificados.

 

Durante as instruções, foram abordadas as técnicas e táticas operacionais conforme a doutrina estabelecida pela unidade, bem como os procedimentos que devam ser executados nos mais variados tipos de ocorrência atendidas pelas equipes operacionais de motocicletas, visando a desenvolver uma conduta técnico-profissional pautada nos princípios da legalidade, moralidade, proporcionalidade, necessidade e ética, os quais devem nortear a atuação dos policiais.