Política
Maceió realiza 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em junho

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semuc) e da Coordenadoria de Igualdade Racial, realizará no dia 18 de junho de 2025, a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Convocada por Decreto Municipal, a conferência tem como objetivo discutir e articular propostas de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção dos direitos da população negra e de terreiros da capital alagoana.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência faz parte da etapa preparatória para a conferência nacional e reafirma o compromisso do município de Maceió com uma sociedade plural, inclusiva e livre de desigualdades étnico-raciais. A organização do evento conta com uma comissão paritária composta por representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo um espaço de escuta e participação efetiva da população.
“A conferência consolida-se como um marco de resistência, escuta e elaboração coletiva. É uma oportunidade para reafirmar o protagonismo da população negra maceioense, visibilizar as religiões de matriz africana e propor caminhos para um futuro com mais equidade e representatividade”, destacou Lucélia Silva, coordenadora de Igualdade Racial de Maceió. “O evento também contribui para o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)”, completou.
Durante o encontro, os participantes vão debater três eixos temáticos que guiarão a formulação de propostas:
Democracia: fortalecer a participação política e social da população negra e de matriz africana nos espaços de decisão;
Justiça Racial: garantir o acesso à justiça, aos direitos humanos e às políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais;
Reparação: implementar ações reparatórias que promovam a inclusão socioeconômica, valorizem a cultura afro-brasileira e preservem a memória histórica.
A 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será um momento importante para reafirmar compromissos, ouvir a sociedade e construir, de forma coletiva, um futuro com mais dignidade e justiça social para todas e todos.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF